Buscar

O que é matéria de ordem pública?

💡 15 Respostas

User badge image

Ítalo de Oliveira Gurgel Filho

São as matérias que podem ser conhecidas de ofício pelo magistrado, a qualquer tempo do processo. Ex: prescrição e decadência.
6
Dislike1
User badge image

Liège Santos

quanto à essencia, as matérias de ordem publica são vinculações jurídicas nas quais o interesse ultrapassa as partes, exigindo a prevalencia do interesse social. Tal se dá, por exemplo, nas relações de trabalho e de consumo. As partes tem seu espaço de liberdade de conveção diminuído em função da vontade do legislador.

Desta forma, a fim de revestí-las de maior proteção e corecibilidade, o ordenamento lhes indicou a sanção de nulidade em caso de descumprimento, a possibilidade de arguição a qq tempo e grau de jurisdiçao e o conhecimento ex officio pelo juiz.

4
Dislike0
User badge image

Paulo Vitor

Há nos casos visto supra e nas considerações que se ter CUIDADO! A prescrição não é matéria de Ordem Pública!!! ( se fosse de Ordem Pública não admitiria disposição - admite-se a renúncia da prescrição expressamente prevista no CC/02. cf. art. 191. E não é o fato de a matéria poder ser conhecida de ofício que torna a questão como se de Ordem Pública fosse (há matérias que há autorização expressa para o juiz agir de ofício, como é o caso da prescrição) Outro cuidado: nem toda matéria de ordem pública poderá ser arguida em qualquer tempo e grau de jurisdição (STJ e STF só as admitem se forem pré-questionadas no juízo ou tribunal a quo). Fonte: Daniel Assumpção e Cândido Rangel Dinamarco.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais