Logo Passei Direto
Buscar
A formação acadêmica do profissional farmacêutico passou por diversos estágios ao longo de sua história. Atualmente, a formação acadêmica desse profissional apresenta uma regulamentação, determinada pelo Ministério da Educação, com a finalidade de uniformizar a formação profissional em todas as instituições de ensino superior com cursos de farmácia.
Marque a alternativa que corresponde a esta regulamentação.
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
Currículos Mínimos.
Eixo Cuidado em Saúde.
Integração de Conteúdo Teórico e Prática.
Metodologias Ativas de Aprendizagem.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A alternativa que corresponde à regulamentação da formação acadêmica do profissional farmacêutico, determinada pelo Ministério da Educação, é "Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)". Essas diretrizes visam uniformizar a formação profissional em todas as instituições de ensino superior que oferecem cursos de farmácia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A história da profissão farmacêutica apresenta diversos fatos importantes para a saúde, que se confunde com a própria história da humanidade. Um dos fatos marcantes foi a descoberta da penicilina, que influenciou nossa história aumentando a expectativa média de vida e até mesmo influenciou a geopolítica do planeta, permitindo que soldados se curassem mais rápido de ferimentos de guerra, podendo assim retornar ao combate.
No Brasil, um fato que representou a realização de um desejo antigo dos profissionais farmacêuticos e um ganho para a sociedade brasileira foi a:
redefinição do currículo farmacêutico.
regulamentação da profissão farmacêutica.
regulamentação da prescrição farmacêutica.
publicação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais.
promulgação da Lei 13021/2014.

A estrutura da assistência farmacêutica no SUS é considerada uma estratégia que qualifica o acesso das pessoas aos medicamentos considerados essenciais. Para isso, os entes federativos possuem responsabilidades sobre o financiamento e ações da Assistência Farmacêutica.
Esse financiamento se dá, praticamente em sua totalidade, para os medicamentos essenciais, que são descrinos uma lista nacional denominada:
RESME.
REMUME.
REME.
RENAME.
RAM.

No desenvolvimento de suas ações, o farmacêutico possui distintas atribuições, as quais visam não somente o acesso, mas também o uso racional do medicamento, contribuindo para uma melhor qualidade de vida das pessoas.
Assinale a alternativa que representa as principais atribuições do farmacêutico:
A gestão dos insumos, o controle de estoque e a estatística de medicamentos
A gestão do medicamento, o financiamento, e as atividades assistenciais
A Assistência Farmacêutica, a solicitação de compra e estoque
A realização de grupos de orientação sobre o uso racional de medicação
O processo de licitação de medicamento, a supervisão e o desenvolvimento da assistência

As embalagens dos medicamentos, conhecidas como embalagem secundária, servem para identificar os medicamentos, bem como levar informações importantes aos consumidores. As embalagens dos medicamentos genéricos devem conter em destaque o termo "Medicamento Genérico" e apresentar a letra G maiúscula e em tamanho grande.
Assinale a alternativa que representa o nome que deve estar em destaque na embalagem dos medicamentos genéricos:
Do princípio ativo do medicamento.
Do medicamento de referência.
Da bioequivalência farmacêutica do medicamento.
Do medicamento similar.
Da equivalência farmacêutica do medicamento.

O decreto é um ato administrativo utilizado para tratar de situações gerais ou individuais, abstratamente previstas, de modo expresso ou implícito na lei. Leia com atenção as asserções abaixo:
Com base no exposto, marque a alternativa correta.
I. Os decretos não têm poder de elaborar, alterar ou extinguir direitos, porque está abaixo da Constituição e da pirâmide de leis.
II. Os decretos são de competência das três esferas do governo.
III. Os decretos são normativas primárias com o objetivo de regulamentar as portarias lei para que o conteúdo presente nela seja aplicável.
IV. Os decretos não têm força normativa para alterar uma determinada lei maior.
V. Os decretos são de competência do chefe do poder executivo.
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
As afirmativas II, IV e V estão corretas.
As afirmativas I, III e V estão corretas.
As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

O gerente de uma drogaria, tentando economizar os gastos com a aquisição de medicamentos, compra medicamentos sem nota fiscal, pois a distribuidora alega que os impostos encarecem o produto. Considerando a legislação de crimes hediondos, os donos dessas drogarias, bem como seus responsáveis técnicos e demais envolvidos nesta compra podem responder por algum (uns) crime(s).
Marque a alternativa que apresenta esse(s) crime(s).
Aquisição de medicamentos de procedência ignorada. Aquisição de medicamentos em desacordo com a fórmula constante do registro previsto no inciso anterior.
Aquisição de medicamentos sem registro, quando exigível, no órgão de vigilância sanitária competente.
Aquisição de medicamentos com redução de seu valor terapêutico ou de sua atividade.
Aquisição de medicamentos sem as características de identidade e qualidade admitidas para a sua comercialização.

Diante do caso concreto, julgue se Paulo está correto ou errado e marque a alternativa que apresenta a justificativa correta.
Paulo quer abrir uma empresa distribuidora de medicamentos e diz a seu sócio que não vão precisar de Autorização de Funcionamento (AFE) porque apenas indústrias precisam desse documento.
Paulo está correto, pois enquanto distribuidora, é preciso apenas ter a documentação referente aos cargos e responsabilidades para apresentar em caso de fiscalização.
Paulo está correto, pois apenas indústrias de medicamentos devem solicitar a AFE para a ANVISA a fim de que possam funcionar.
Paulo está errado, pois a AFE é necessária para empresas que realizam atividades relacionadas aos medicamentos e insumos, como é o caso da distribuidora.
Paulo está errado, pois indústrias não precisam da AFE, apenas distribuidoras e outras empresas envolvidas na logística dos medicamentos e insumos sim.
Paulo está correto, pois apenas indústrias e empresas relacionadas a alimentos necessitam de AFE para seu funcionamento.

Mais conteúdos dessa disciplina