Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Considerando o fragmento de texto apresentado, assinale a opção correta, referente ao Primeiro Reinado (1822–1831) no período do Brasil Imperial.
a. O descontentamento em relação ao autoritarismo do monarca, os prejuízos oriundos da guerra Cisplatina, os atritos entre portugueses e brasileiros (antilusitanismo), o afastamento do exército do imperador são fatores que contribuíram para a abdicação de Dom Pedro I do Império brasileiro.
b. Na Lei de 1824, foi estabelecido que todos os homens acima de vinte e cinco anos de idade com renda mínima anual de cem mil réis, os libertos e os analfabetos tinham direito a voto, bem como que havia sido extinguido o poder moderador, artifício usado por Dom Pedro I para manter a estabilidade política.
c. A constituinte de 1823 foi fator de instabilidade para Dom Pedro I porque previa o predomínio do Poder Legislativo sobre o Poder Executivo e restringia os poderes do Imperador, fato que resultou na sua dissolução e outorga da carta de 1824.
d. Nesse período, as disputas a favor do sistema republicano e federativo resultaram em revolução em que foi declarada a independência das províncias do nordeste — dando origem à Confederação do Equador — que seriam anexadas novamente ao Brasil a partir da proclamação da República.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o Primeiro Reinado no Brasil: a) O descontentamento em relação ao autoritarismo do monarca, os prejuízos oriundos da guerra Cisplatina, os atritos entre portugueses e brasileiros (antilusitanismo), o afastamento do exército do imperador são fatores que contribuíram para a abdicação de Dom Pedro I do Império brasileiro. - Esta alternativa está correta, pois todos esses fatores realmente contribuíram para a abdicação de Dom Pedro I em 1831. b) Na Lei de 1824, foi estabelecido que todos os homens acima de vinte e cinco anos de idade com renda mínima anual de cem mil réis, os libertos e os analfabetos tinham direito a voto, bem como que havia sido extinguido o poder moderador, artifício usado por Dom Pedro I para manter a estabilidade política. - Esta alternativa está incorreta, pois a Lei de 1824 estabeleceu o poder moderador e restringiu o direito ao voto. c) A constituinte de 1823 foi fator de instabilidade para Dom Pedro I porque previa o predomínio do Poder Legislativo sobre o Poder Executivo e restringia os poderes do Imperador, fato que resultou na sua dissolução e outorga da carta de 1824. - Esta alternativa é parcialmente correta, mas a dissolução da constituinte de 1823 não foi apenas por isso, e a outorga da carta de 1824 não foi uma consequência direta. d) Nesse período, as disputas a favor do sistema republicano e federativo resultaram em revolução em que foi declarada a independência das províncias do nordeste — dando origem à Confederação do Equador — que seriam anexadas novamente ao Brasil a partir da proclamação da República. - Esta alternativa é incorreta, pois a Confederação do Equador ocorreu em 1824, mas não se tratou de uma declaração de independência das províncias do nordeste. Portanto, a alternativa correta é: a) O descontentamento em relação ao autoritarismo do monarca, os prejuízos oriundos da guerra Cisplatina, os atritos entre portugueses e brasileiros (antilusitanismo), o afastamento do exército do imperador são fatores que contribuíram para a abdicação de Dom Pedro I do Império brasileiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina