Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica

Colégio Objetivo
A síntese do colesterol ocorre no citosol e o precursor dessa síntese é a molécula de acetil-CoA. O primeiro passa para a síntese de colesterol é uma reação de condensação entre duas moléculas de acetil-CoA com a formação de acetoacetil-CoA, a qual se condensa com uma outra molécula de acetil-CoA, formando β-hidroximetilglutaril-CoA, HMG-CoA. Por meio da redução de duas moléculas de NADPH, ocorre a conversão de HMG-CoA em mevalonato. Sobre os destinos do colesterol, assinale a alternativa incorreta:
Qual das alternativas abaixo é incorreta?
a. O colesterol é eliminado por via renal.
b. Participa da síntese dos sais biliares.
c. Participa da conversação da vitamina D.
d. Participa da síntese de hormônios esteroides.
e. É eliminado sob a forma de coprostanol e colestanol.
User badge image
Discussões sobre Bioquímica I

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta em relação aos destinos do colesterol: a) O colesterol é eliminado por via renal. - Esta afirmação é incorreta, pois o colesterol não é eliminado diretamente pelos rins. Ele é excretado principalmente nas fezes, na forma de sais biliares ou metabolitos. b) Participa da síntese dos sais biliares. - Correto, o colesterol é um precursor dos sais biliares. c) Participa da conversão da vitamina D. - Correto, o colesterol é necessário para a síntese da vitamina D. d) Participa da síntese de hormônios esteroides. - Correto, o colesterol é a base para a síntese de hormônios esteroides. e) É eliminado sob a forma de coprostanol e colestanol. - Correto, o colesterol pode ser convertido em coprostanol e colestanol, que são formas de excreção. Portanto, a alternativa incorreta é: a) O colesterol é eliminado por via renal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma das características dos lipídios é a capacidade de ser líquido ou sólido à temperatura ambiente. Essa característica está relacionada ao “ponto de fusão”. Nesse sentido é possível dizer:
Assinale a alternativa correta:
I- Ponto de fusão está envolvido com a ruptura das ligações intermoleculares.
II- Aqueles ácidos graxos com menor ponto de fusão são os que possuem maior quantidade de interações intermoleculares.
III- Ácidos graxos poli-insaturados possuem ponto de fusão baixo.
a. I e II estão corretas.
b. II e III estão corretas.
c. I e III estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Não há afirmativa correta.

“Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que os produtos industrializados devem conter as informações sobre a quantidade de gorduras trans, porém permite que, se a porção tiver menos que 0,2 gramas, a quantidade de gordura trans pode ser omitida.” Essa determinação visa a:
De acordo com as afirmacoes, assinale a alternativa correta:
I – Regulamentar a quantidade de ácidos graxos trans com o objetivo de diminuir o consumo de alimentos ricos nesse tipo de gordura.
II – A hidrogenação é uma técnica industrial que tem por objetivo promover a saturação de ácidos graxos poli-insaturados visando a aumentar seu ponto de fusão, no entanto, essa técnica favorece o aparecimento de um tipo de gordura que pode promover o aparecimento de ateromas (placas de gordura no sangue).
a. A afirmativa I está correta e a afirmativa II está incorreta, pois a hidrogenação só é possível em ácidos graxos saturados.
b. As duas afirmativas estão corretas, sendo que a afirmativa II justifica a afirmativa I.
c. A afirmativa I está incorreta, assim como a afirmativa II.
d. As duas afirmativas estão incorretas, pois não é possível alterar o ponto de fusão de gorduras.
e. As duas afirmativas estão corretas, mas a afirmativa II não justifica a afirmativa I.

A digestão do lipídeo requer o comprometimento hepático por meio da secreção dos sais biliares para conversão dos ácidos graxos em micelas, para que, dessa forma, eles possam passar pela parede intestinal. Uma vez na corrente sanguínea, os ácidos graxos são reagrupados e transportados por uma molécula rica em proteínas, denominada lipoproteína. Essa proteína pode ser classificada como:
Frente à classificação das lipoproteínas, assinale a alternativa correta:
I. Quilomicrons.
II. VLDL.
III. IDL.
IV. LDL.
V. HDL.
a. As lipoproteínas I, II e III são consideradas de alta densidade.
b. As lipoproteínas IV e V são consideradas nocivas à saúde.
c. A lipoproteína V é a que tem maior quantidade de colesterol.
d. As lipoproteínas I, II, III e IV são as que possuem menor solubilidade.
e. A lipoproteína IV conduz o colesterol extra-hepático para o fígado.

A degradação dos lipídeos envolve uma série de reações enzimáticas capazes de garantir uma grande quantidade de energia por ácido graxo, isso porque:
De acordo com as afirmativas, podemos considerar correta a alternativa:
I. A degradação dos lipídeos envolve três fases, entre elas a β-oxidação.
II. A β-oxidação é medida por ação de enzimas denominadas Acil-CoA sintetases.
III. As enzimas Acil-CoA têm por finalidade elongar a cadeia do ácido graxo, garantindo maior quantidade de energia por molécula de gordura.
IV. A degradação dos ácidos graxos converge com a degradação dos carboidratos.
a. I e II.
b. II e III.
c. III e IV.
d. I, II e III.
e. I, II e IV.

A fabricação de um número bastante elevado de produtos comerciais como combustíveis, alimentos, fármacos, polímeros, entre outros, envolve em, pelo menos, uma das etapas do processo, a reação de hidrogenação. Sobre a reação de hidrogenação e suas aplicações, assinale a alternativa falsa:
Qual das alternativas abaixo é falsa?
a. A hidrogenação é muito utilizada pela indústria alimentícia para aumentar o prazo de validade de óleos ou para produzir as gorduras vegetais hidrogenadas.
b. A margarina surgiu na França no século XIX, durante o Império de Napoleão III. Em um período de forte crise econômica, Napoleão III ofereceu um prêmio a quem descobrisse um substituto para a manteiga de origem animal que fosse mais acessível financeiramente. O químico Hippolyte Mège-Mouriès fez vários testes até descobrir a margarina ao emulsificar sebo bovino com leite.
c. Nas últimas décadas, o uso da hidrogenação para se produzir gorduras vegetais na indústria de alimentos tem sido cada vez mais questionado. O problema associado à hidrogenação é que nas condições de reação ocorre a reação paralela de isomerização de ligações duplas, ou seja, parte dos isômeros trans é convertida em isômeros cis.
d. Depois de ingerida, a gordura trans tem efeito hipecolesterolêmico, uma vez que eleva o colesterol total, gerando, principalmente, doenças coronárias.
e. A gordura trans aumenta os níveis da lipoproteína de baixa densidade (LDL-c), chamada popularmente de colesterol ruim.

Mais conteúdos dessa disciplina