Logo Passei Direto
Buscar
(SESI/DF - 2013 - Adaptada) Um planejamento educacional eficaz traz diversos benefícios para uma instituição de ensino, como o aperfeiçoamento das tarefas do dia a dia. Entretanto, apesar dessa planificação ser de conhecimento de muitos gestores, pode haver certa dificuldade de colocá-la em prática. O planejamento educacional abriga todos os aspectos educacionais planejados, segmentados e desenvolvidos pelas próprias instituições de ensino; além disso, torna os objetivos mais tangíveis, auxiliando na sua concretização.
Sobre o planejamento, considere as afirmativas:
I. A ação de planejar não deve se restringir ao simples preenchimento de formulários para o controle administrativo.
II. A ação de planejar não se restringe à sala de aula, pois está diretamente ligado a exigências sociais.
III. O Plano de Aula, uma vez construído, não deve ser modificado, pois trata-se de um documento formal que é arquivado na secretaria escolar para credenciamento da Instituição.
IV. O Planejamento Escolar é um projeto político no sentido de buscar o bem comum de forma democrática.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A ação de planejar não deve se restringir ao simples preenchimento de formulários para o controle administrativo. Verdadeiro, o planejamento deve ser um processo reflexivo e abrangente, não apenas um ato burocrático. II. A ação de planejar não se restringe à sala de aula, pois está diretamente ligado a exigências sociais. Verdadeiro, o planejamento educacional deve considerar o contexto social e as necessidades da comunidade, não se limitando apenas ao ambiente escolar. III. O Plano de Aula, uma vez construído, não deve ser modificado, pois trata-se de um documento formal que é arquivado na secretaria escolar para credenciamento da Instituição. Falso, o Plano de Aula deve ser flexível e adaptável às necessidades dos alunos e ao contexto da aula, podendo ser modificado conforme necessário. IV. O Planejamento Escolar é um projeto político no sentido de buscar o bem comum de forma democrática. Verdadeiro, o planejamento escolar deve ser um processo que envolve a participação da comunidade escolar e busca atender ao bem comum. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I, II e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: a) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Originada em teorias do campo da psicologia, o objetivo desta abordagem é a análise do comportamento considerandoo como resultado de influências sociais. Segundo esta abordagem é possível moldar o sujeito, recorrendo a estratégias de estímulos e respostas. Marque a alternativa que apresenta a teoria definida no trecho acima.

Vygotsky defende a teoria Sócio-Interacionista de desenvolvimento e aprendizagem, a partir de uma perspectiva histórico-cultural de educação.
Considerando esta abordagem assinale a alternativa que apresenta um aspecto de grande impacto para o Sócio-Interacionismo.
Interação exclusivamente familiar para aprendizagem.
Interação doméstica.
Interação social humana sobre a aprendizagem e o desenvolvimento.
Escola.
Família.

Duas das principais características da Abordagem Didática são: o foco no processo de ensino-aprendizagem; a valorização de uma postura reflexiva do professor acerca desse processo. A partir daí podemos perceber a importância do PLANEJAMENTO para uma ação docente eficiente.
Considerando esses aspectos, assinale a alternativa que não apresenta uma afirmação adequada ao planejamento.
As Estratégias metodológicas correspondem às abordagens que utilizaremos, às atividades e aos exercícios empregados para a consecução dos dois primeiros itens do planejamento.
Os Objetivos indicam os propósitos de nossa ação didática, devendo expressar comportamentos, habilidades, atitudes e competências esperados dos alunos.
A Finalidade representa o propósito de nossa ação didática, abrangendo os conceitos e temas que serão trabalhados, sem que estejam presos aos objetivos, permitindo flexibilidade.
Uma forma de compreender os Recursos didáticos é classificá-los como: Naturais; Pedagógicos; Tecnológicos; Culturais.
Durante a elaboração do plano de aula, o professor deve articular as competências e habilidades solicitadas pelo seu demandante com as estratégias que serão utilizadas.

Mais conteúdos dessa disciplina