Buscar

Alguém pode me explicar e dar um exemplo do Art. 12 do código penal que trata de Legislação Especial?

O artigo é breve mais um pouco difícil de entender

💡 5 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Primeiro o artigo 12 do CP diz: Legislação especial Art. 12 - As regras gerais deste Código aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, se esta não dispuser de modo diverso.

Existe uma regra que diz que a lei especial prevalece sobre a lei geral (PRINCÍPIO DA Especialidade). Portanto, digamos que temos uma regra no código penal que homicidio culposo é pena de 02 a 06 anos, porém nos crimes de transito temos esse mesmo homicidio com 02 a 04 anos.
A lei nos crimes de transito por sei uma lei especial vai prevalecer sobre a lei geral, no caso do homicidio do Codigo penal.  Por isso que o artigo diz: "as regras gerais deste código aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, se esta não dispuser de modo diverso" leia-se: Se a lei especial não dispor de modo diverso ( ou seja, em conflito com a norma do codigo penal, senão vai aplicar esta porque é especial), as normas do codigo penal (regras gerais) irão ser aplicadas normalmente. Por exemplo latrocínio, roubo seguido de morte, quando alguem o faz no trânsito envolvendo roubo de veiculo, não temos isso tipificado nas leis de transito, logo aplica-se o codigo penal.

Espero que tenha entendido, se ainda tiver duvidas fique a vontade para perguntar, não esqueça de aprovar a resposta. Boa Sorte!

16
Dislike1
User badge image

Pabllo Jeftte Santos Silveira

Art. 12 - Legislação Especial

 
Art. 12 - As regras gerais deste Código aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, se esta não dispuser de modo diverso.
 
 O Código Penal, no Brasil, não é o único diploma legal que disciplina condutas delituosas. Outras leis (tidas como legislação esparsa - legislação especial) podemdescrever crimes e cominar as respectivas penas.
 
 O que o presente dispositivo propõe é aplicação subsidiária da parte geral do Código Penal a outras leis penais, quando elas não dispuserem de modo diverso.


 A lei de tóxicos, por exemplo, apenas descreve condutas a serem consideradas típicas do tráfico e consumo de entorpecentes, o que impõe a ela a aplicação dos institutos previstos na parte geral do Código Penal.
4
Dislike0
User badge image

Sergio Gomes de Moraes

Concordo com as respostas acima. Chamo atenção aos detalhes no texto. Vejamos:

 

Art. 12 - As regras gerais deste Código aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, se esta não dispuser de modo diverso.

 

A chave da questão está no termo "se esta", pois este termo se refere à lei especial e nos obriga a entender que se houver determinação diferente prevalece a lei especial.

 

O caso concreto vai determinar o que deve ser aplicado, por exemplo, vamos imaginar a conduta de um cidadão na condução do seu veículo. Vejamos:

Hipótese

O condutor trafega com seu veículo quando repentinamente atropela um cidadão, vindo a óbito.

Pergunta-se: Se houve a intenção de matar seria considerado crime de trânsito?

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais