Logo Passei Direto
Buscar
O Código de Menores de 1927 foi a primeira legislação brasileira que estabeleceu a organização de atendimento à infância e à adolescência. Essa legislação só foi modificada em 1979, no processo de abertura política da ditadura militar para a democracia.
Assim, o Código de Menores de 1979:
revolucionou o atendimento à infância e à adolescência, no Brasil, com a criação do Conselho Tutelar.
manteve a doutrina da situação irregular prevista no Código de Menores de 1927.
manteve a doutrina da proteção integral proposta na Constituição Federal.
atendeu aos anseios do movimento social com a regulamentação do Sistema de Garantia de Direitos.
ampliou a perspectiva de direitos civis considerando crianças e adolescentes sujeitos de direitos com plena capacidade de exercer os atos da vida civil.
User badge image
Questões para Estudantes

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

O Código de Menores de 1979 realmente trouxe mudanças significativas no atendimento à infância e à adolescência no Brasil. Ele manteve a doutrina da situação irregular do Código de 1927, mas também começou a incorporar a ideia de proteção integral, que foi consolidada na Constituição Federal de 1988. Além disso, atendeu aos anseios do movimento social ao regulamentar o Sistema de Garantia de Direitos e ampliou a perspectiva de direitos civis, reconhecendo crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. Portanto, a resposta correta é que ele manteve a doutrina da situação irregular, mas também avançou em várias áreas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O universo do adolescente é formado de uma pluralidade de experiências, sentimentos, condição de vida, características sociais, culturais, raciais, religiosas e orientação sexual que exemplifica a necessidade de uma atenção especial a este grupo.
Baseando-se nas Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, assinale a alternativa INCORRETA sobre os temas de abordagem deste grupo populacional:
Questões relacionadas a ética e cidadania, participação juvenil e o empoderamento do adolescente devem ser trabalhadas pelas equipes de atenção para que o jovem sinta-se parte das decisões e responsável por suas ações.
Os direitos sexuais e reprodutivos devem ser respeitados nas ações, sendo necessário um olhar especial à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e conscientização da gravidez na adolescência e sua repercussão para a vida.
A abordagem deve ser feita sempre de forma individual. As ações em grupo costumam deixar os adolescentes retraídos e a exposição acaba sendo maior.
Ações de cultura de paz devem ser incluídas na abordagem do adolescente. Sabe-se que o jovem pode assumir um dos três papéis em relação às violências: autor, vítima ou testemunha. Essas ações visam reduzir o risco de o adolescente assumir um dos papéis.
As ações devem também relacionar-se ao planejamento da vida, abordando aspectos como sexualidade, educação, cidadania, corresponsabilidade das ações e cultura de paz.

Mais conteúdos dessa disciplina