Logo Passei Direto
Buscar
Correção 71
A) Está correta, pois o sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas relativas ao período em que figurou como sócio, mas somente em ações ajuizadas até 2 anos após a averbação da sua saída do contrato social, conforme o artigo 10-A da CLT. Dessa forma, como Fernanda saiu formalmente da sociedade em 2020 e a reclamação foi ajuizada apenas em 2024, ela não pode ser responsabilizada.
B) Está incorreta, pois a responsabilidade solidária não é automática, especialmente para sócios retirantes. Além disso, Fernanda já não estava vinculada à sociedade e o prazo de 2 anos previsto no artigo 10-A da CLT já havia transcorrido.
C) Está incorreta, embora o artigo 10-A condicione a responsabilidade do sócio retirante ao benefício econômico durante sua gestão, o prazo de 2 anos para ajuizamento da ação já havia expirado, impossibilitando a responsabilização de Fernanda.
D) Está incorreta, pois o prazo de 2 anos estabelecido pelo artigo 10-A da CLT é um limite absoluto para ações contra sócios retirantes, independentemente da condição financeira da sociedade empresária ou de eventuais dívidas trabalhistas pendentes.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o que diz o artigo 10-A da CLT sobre a responsabilidade do sócio retirante. A) Está correta, pois o sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas relativas ao período em que figurou como sócio, mas somente em ações ajuizadas até 2 anos após a averbação da sua saída do contrato social, conforme o artigo 10-A da CLT. Dessa forma, como Fernanda saiu formalmente da sociedade em 2020 e a reclamação foi ajuizada apenas em 2024, ela não pode ser responsabilizada. - Esta alternativa está correta, pois reflete a legislação vigente. B) Está incorreta, pois a responsabilidade solidária não é automática, especialmente para sócios retirantes. Além disso, Fernanda já não estava vinculada à sociedade e o prazo de 2 anos previsto no artigo 10-A da CLT já havia transcorrido. - Esta alternativa está incorreta, pois o prazo de 2 anos não havia transcorrido. C) Está incorreta, embora o artigo 10-A condicione a responsabilidade do sócio retirante ao benefício econômico durante sua gestão, o prazo de 2 anos para ajuizamento da ação já havia expirado, impossibilitando a responsabilização de Fernanda. - Esta alternativa também está incorreta, pois o prazo não havia expirado. D) Está incorreta, pois o prazo de 2 anos estabelecido pelo artigo 10-A da CLT é um limite absoluto para ações contra sócios retirantes, independentemente da condição financeira da sociedade empresária ou de eventuais dívidas trabalhistas pendentes. - Esta alternativa está incorreta, pois o artigo 10-A realmente estabelece um limite, mas não é absoluto em relação a todas as condições. Portanto, a alternativa correta é a) Está correta, pois o sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas relativas ao período em que figurou como sócio, mas somente em ações ajuizadas até 2 anos após a averbação da sua saída do contrato social, conforme o artigo 10-A da CLT.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina