Buscar

o QUE É habeas Data e qual seu efeito

💡 2 Respostas

User badge image

Luiza Sousa

habeas data é a ação constitucional de natureza cível que visa à defesa do direito à informação. Por meio dele é possível tomar ciência de dados a respeito do impetrante, assim como retificá-los.
0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Habeas data é um remédio constitucional que pode ser impetrado por pessoa física ou jurídica com o objetivo de tomar conhecimento ou retificar informações a seu respeito, constantes nos registros e bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público, bem como retificar tais dados quando inexatos.

Ademais, é possível entrar com ação de habeas data com o intuito de adicionar, retirar ou retificar informações em cadastro existente, desde que a instituição seja pública ou de caráter público.

A maior parte da doutrina considera o habeas data um remédio constitucional personalíssimo, ou seja, só pode ser impetrado por aquele que é o titular dos dados questionados. Todavia, a jurisprudência admite que determinadas pessoas vinculadas ao indivíduo tenham legitimidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais