Buscar

Habeas Data - resenha crítica

Prévia do material em texto

5. HABEAS DATA
	A seguinte ação nº 70076547462, trata-se de Habeas Data impetrado por Bruna Rauch Correa em face da SERASA EXPERIAN S/A. Sabendo que Habeas Data está exposto no Art. 5, LXXII, CF/88, “conceder-se-á habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;” e o mesmo dispõe sobre o direito da pessoa física ou jurídica, de obter conhecimento de informações relativas a si próprio, constantes em registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público e o mesmo sendo regulado pela Lei Nº 9.507, DE 12 DE NOVEMBRO DE 1997.
	Compondo-se a presente ação sobre o fato de a impetrante não ter conseguido obter acesso ao motivo pelo qual seu nome foi inscrito no órgão de proteção ao crédito SERASA EXPERIAN S/A e esse ser um órgão de caráter público conforme o Art. 43, § 4º, do Código de Defesa do Consumidor, a autora ajuizou Habeas Data, pois esse é o remédio constitucional mais adequado ao caso concreto. Sabendo que o habeas data além de ter de atingir os requisitos previstos na legislação processual cível para apresentação da Inicial, é cabível somente quando houver interesse de agir por parte da autora do pedido, pelo disposto no Art. 8, único, “A petição inicial deverá ser instruída com prova: I - da recusa ao acesso às informações ou do decurso de mais de dez dias sem decisão; II - da recusa em fazer-se a retificação ou do decurso de mais de quinze dias, sem decisão; ou III - da recusa em fazer-se a anotação a que se refere o § 2º do art. 4º ou do decurso de mais de quinze dias sem decisão.”. 
Entendendo isso, e visto que a autora demonstrou a negativa de acesso às informações relacionadas à inscrição de seu nome nos órgãos de restrição ao crédito, é seu direito obter conhecimento acerca de informações relativas à seu nome, bem como retificação de dado, por mais que a inscrição não exista atualmente. Portanto, o pedido de habeas data foi concedido e parte impetrada foi intimada a prestar informações de interesse da autora.

Continue navegando