Logo Passei Direto
Buscar

Botânica

Outros
No município de Mosteiros, o prefeito Francisco Monges determinou que o ensino religioso fosse instituído como disciplina obrigatória tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a determinação do prefeito está:
A) Incorreta, visto que o ensino religioso é de matrícula facultativa e constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental.
B) Correta, por ser atribuição do prefeito a instituição de ensino religioso obrigatório na escola.
C) Incorreta, pois apenas o governador do estado do Rio Grande do Sul pode determinar a obrigatoriedade da disciplina.
D) Incorreta, pois compete ao Presidente da República instituir a obrigatoriedade do ensino, e não ao prefeito.
E) Correta, desde que seja possível cursar o ensino religioso no contraturno.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar a Constituição Federal de 1988, que trata do ensino religioso. O artigo 33 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) estabelece que o ensino religioso é de matrícula facultativa nas escolas públicas de ensino fundamental. Vamos analisar as alternativas: A) Incorreta, visto que o ensino religioso é de matrícula facultativa e constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental. - Esta opção está correta, pois o ensino religioso não é obrigatório. B) Correta, por ser atribuição do prefeito a instituição de ensino religioso obrigatório na escola. - Incorreta, pois o ensino religioso não pode ser imposto como obrigatório. C) Incorreta, pois apenas o governador do estado do Rio Grande do Sul pode determinar a obrigatoriedade da disciplina. - Incorreta, pois a obrigatoriedade do ensino religioso não é uma atribuição exclusiva do governador. D) Incorreta, pois compete ao Presidente da República instituir a obrigatoriedade do ensino, e não ao prefeito. - Incorreta, pois a obrigatoriedade do ensino religioso não é uma atribuição do Presidente. E) Correta, desde que seja possível cursar o ensino religioso no contraturno. - Incorreta, pois mesmo que seja no contraturno, a obrigatoriedade não é permitida. Portanto, a alternativa correta é: A) Incorreta, visto que o ensino religioso é de matrícula facultativa e constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina