Buscar

A presunção de inocência ou a impunidade pela prescrição da pretensão punitiva, o que o moderno entendimento do STF abordou?

A presunção de inocência ou a impunidade pela prescrição da pretensão punitiva, o que o moderno entendimento do STF sobre a possibilidade de prisão após a sentença confirmada em segunda instância tratou? A presunção de Inocência já foi afastada pela decisão Monocrática de condenação e pela confirmação da decisão por órgão colegiado em segundo grau, garantindo o direito ao duplo grau de jurisdição, ao devido processo legal e a ampla defesa e o contraditório.

💡 6 Respostas

User badge image

Jaider Freire

Gostei muito desse novo posicionamento do STF. Antigo posicionamento era uma afronta ao estado democrático de direito, pois garantia a impunidade de muitos crimes, mediante a lentidão do judiciário e a mitigação utilizada pelos advogados com o objetivo de que o crime prescrevesse antes da condenação em última instancia e o trânsito em julgado. Poderíamos usar como exemplo vários casos, como o triplo homicídio praticado pelo jogador Edmundo, quando em 1996 dirigia embriagado. O seu crime prescreveu e a impunidade garantida pelo STF se concretizou. Neste exemplo verifica-se algumas características para tal impunidade, principalmente o fato dele ter muito dinheiro para garantir que seus advogados pudessem imperar recursos em todas as instâncias, apelar, pedir revisão etc. Este novo entendimento garantirá o estado democrático de direito e o processo legal das instâncias inferiores.
8
Dislike0
User badge image

Wagner Campos

Ótima perspectiva Jaider.....
2
Dislike1
User badge image

Peluqueria Valencia

Obrigada
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais