Logo Passei Direto
Buscar
Considere os dados \(10, 54, 21, 33, 53, 55\), e a seqüência ordenada fica \(10, 21, 33, 53, 54, 55\). Como o número de observações é par e a mediana é calculada como sendo a média das observações que ocupam a posição central, ou seja,
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para calcular a mediana de um conjunto de dados com um número par de observações, você deve seguir os seguintes passos: 1. Ordenar os dados: Você já fez isso, e a sequência ordenada é \(10, 21, 33, 53, 54, 55\). 2. Identificar as posições centrais: Como há 6 observações (um número par), as posições centrais são a 3ª e a 4ª observação. No seu caso, essas observações são \(33\) e \(53\). 3. Calcular a média das posições centrais: A mediana é a média de \(33\) e \(53\): \[ \text{Mediana} = \frac{33 + 53}{2} = \frac{86}{2} = 43 \] Portanto, a mediana dos dados \(10, 54, 21, 33, 53, 55\) é \(43\).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No exemplo apresentado em 2.1, a variável independente ração é um fator e os tipos de rações são os níveis deste fator, ou tratamentos. Assim, em um experimento para se estudar o efeito de 4 rações e 3 suplementos no ganho de peso de animais, temos dois fatores: ração com quatro níveis e suplementos com 3 níveis. Podemos dizer que este experimento envolve 12 tratamentos, correspondentes às combinações dos níveis dos dois fatores. Pelo próprio conceito de fator, temos que em um experimento, a escolha dos fatores e seus respectivos níveis é basicamente um problema do pesquisador. No entanto é importante para o planejamento e análise distinguirmos as duas situações, descritas a seguir: a) uma fazenda de inseminação adquiriu 5 touros de uma determinada raça para a produção de sêmen, e está interessada em realizar um experimento para verificar se os cinco touros são homogêneos quanto a produção de sêmen. b) A mesma fazenda de inseminação está interessada em realizar um experimento para verificar se a produção de sêmen de touros, de uma determinada raça, é homogênea. Como a população de touros da fazenda é muito grande o pesquisador decidiu realizar um experimento com uma amostra de touros (5 touros), mas as conclusões devem ser estendidas para a população de touros. Na situação descrita em a) dizemos que o fator touro é fixo e na situação em b) o fator touro é aleatório. A diferença fundamental entre estes dois tipos de fatores é, então, que no caso de fatores fixos, as conclusões se referem apenas aos níveis do fator que estão presentes no experimento. No caso de fatores aleatórios as conclusões devem ser estendidas para a população de níveis.

Mais conteúdos dessa disciplina