Buscar

Obrigação de gênero e obrigação de qualidade

Alguem poderia me indicar a diferença dessas dus hipóteses: a obrigação de genero e a obrigação de qualidade, que, se não me engano, estão englobadas na obrigação de fazer incerto.

💡 1 Resposta

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

gênero = fornecer x sacas de milho, logo grupo de um objeto milho = gênero (no art. 243, CC fala que deve se especificar gênero e quantidade) x = quantidade

qualidade = primazia do objeto (art. 370 CC fala sobre quando é questões fungíveis). lembrando: "Art. 246. Antes da escolha, não poderá o devedor alegar perda ou deterioração da coisa, ainda que por força maior ou caso fortuito", isso em coisas determinadas pelo gênero e quantidade.

A qualidade deve ser estipulada contratualmente, igualmente o gênero e sua quantidade. Quanto à qualidade em relações jurídicas, o Art. 244 explana que: "Nas coisas determinadas pelo gênero e pela quantidade, a escolha pertence ao devedor, se o contrário não resultar do título da obrigação; mas não poderá dar a coisa pior, nem será obrigado a prestar a melhor".

Apenas por disposição legal, não se é obrigado a dar a melhor saca de milho, mas não se pode dar a pior.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais