Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
(CONCURSO PÚBLICO -TRAIRI/AGRESTE POTIGUAR- 2018 - adaptada) Pensar em educação de qualidade requer pensar também na formação do professor, e também na formação continuada como o processo contínuo de estudos para o aperfeiçoamento profissional. Sobre a formação continuada dos docentes, numa perspectiva crítico-reflexiva, é correto afirmar que
A) o profissional prático reflexivo não consegue superar a rotinização de suas ações refletindo sobre as mesmas antes, durante e após executá-las. Ao se deparar com situações de incertezas, contextualizadas e únicas, esse profissional recorre aos modelos de sucesso e êxito como forma de decidir e intervir.
B) os profissionais precisam questionar as situações práticas vivenciadas no campo da docência para edificar a sua formação. Essa atitude propicia o enfrentamento das novas situações, capacitando os indivíduos a tomarem decisões apropriadas.
C) a formação continuada do docente é de inteira responsabilidade do indivíduo, uma vez que estão garantidos na legislação os espaços e tempos formativos. Cabe ao docente, dessa forma, decidir sobre sua formação reflexiva ou não, pois o currículo será proposto pela instituição formadora.
D) a legislação educacional brasileira não menciona proposição e implantação de programas de formação continuada do docente, apenas ressaltam a formação inicial na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a partir da coexistência de influências liberais e tradicionais.
E) o profissional ao se deparar com situações de incertezas, contextualizadas e únicas, recorre aos modelos de sucesso e êxito como forma de decidir e intervir.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a formação continuada dos docentes numa perspectiva crítico-reflexiva: A) O profissional prático reflexivo não consegue superar a rotinização de suas ações refletindo sobre as mesmas antes, durante e após executá-las. Essa afirmação é contraditória, pois um profissional reflexivo deve ser capaz de superar a rotinização. B) Os profissionais precisam questionar as situações práticas vivenciadas no campo da docência para edificar a sua formação. Essa opção está alinhada com a perspectiva crítico-reflexiva, pois enfatiza a importância do questionamento e da reflexão na prática docente. C) A formação continuada do docente é de inteira responsabilidade do indivíduo. Embora a responsabilidade individual exista, a formação continuada deve ser uma responsabilidade compartilhada entre o docente e a instituição. D) A legislação educacional brasileira menciona a formação continuada, portanto, essa afirmação é incorreta. E) O profissional ao se deparar com situações de incertezas recorre a modelos de sucesso. Essa afirmação não reflete a perspectiva crítico-reflexiva, que valoriza a reflexão e a adaptação às situações. Após essa análise, a alternativa correta é: B) os profissionais precisam questionar as situações práticas vivenciadas no campo da docência para edificar a sua formação. Essa atitude propicia o enfrentamento das novas situações, capacitando os indivíduos a tomarem decisões apropriadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O papel da formação inicial é fornecer as bases para construir um conhecimento pedagógico especializado, pois constitui o começo da socialização profissional, considerando-se que esse processo é permanente (MIZUKAMI, 2002).
Nessa perspectiva, a formação continuada significa
A) um desenvolvimento contínuo orientado por um fio condutor, que vá produzindo os sentidos e explicitando os significados ao longo de toda a vida do professor, garantindo, ao mesmo tempo, os nexos entre a formação inicial e as experiências vividas.
B) um programa de aperfeiçoamento didático-pedagógico, que visa à atualização dos professores no que se refere a determinados tópicos de ensino e ao trato com alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem.
C) uma proposta de inovação elaborada por especialistas, abordando conteúdos e procedimentos, a ser desenvolvida pelos professores em formação, com vistas à incorporação e utilização do aprendido em suas salas de aula.
D) Um programa de estudos técnicos com formação elaborada para suprir a necessidade do professor.
E) um procedimento de preparação técnica, que permita compreender o funcionamento das regras do mundo real da sala de aula e desenvolver as competências exigidas pela sua aplicação eficaz.

Mais conteúdos dessa disciplina