Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Paciente do sexo feminino, 64 anos, hipertensa e obesa (IMC = 34 kg/m²), apresenta dor, sensação de peso e edema em membro inferior esquerdo, que surgiram de forma súbita há 3 dias. Refere ainda coloração arroxeada da panturrilha e piora do edema ao final do dia. No exame físico, observa-se edema unilateral até o joelho, empastamento muscular, sinal de Homans positivo e discreta hipertermia local. Ela relata histórico de veias varicosas diagnosticadas há 10 anos, sem tratamento cirúrgico. Não faz uso de anticoagulantes. Com base no caso apresentado, qual entre as opções abaixo é a melhor estratégia terapêutica inicial para a paciente?
A) Iniciar heparina de baixo peso molecular (HBPM) em dose terapêutica e prescrever meias de compressão elástica para manejo da insuficiência venosa crônica.
B) Indicar trombólise venosa por cateter e contraindicar o uso de compressão elástica devido ao risco de síndrome pós-trombótica.
C) Iniciar anticoagulação oral direta com rivaroxabana e recomendar elevação do membro afetado, com compressão elástica após estabilização clínica.
D) Prescrever varfarina oral de início imediato e suspender o uso de meias de compressão até a resolução completa do quadro.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Analisando o caso apresentado, a paciente apresenta sinais e sintomas sugestivos de trombose venosa profunda (TVP), como dor, edema unilateral, coloração arroxeada e sinal de Homans positivo. A abordagem inicial para TVP geralmente envolve a anticoagulação. Vamos analisar as opções: A) Iniciar heparina de baixo peso molecular (HBPM) em dose terapêutica e prescrever meias de compressão elástica para manejo da insuficiência venosa crônica. - A anticoagulação com HBPM é uma abordagem correta, mas o uso de meias de compressão elástica não é indicado na fase aguda da TVP. B) Indicar trombólise venosa por cateter e contraindicar o uso de compressão elástica devido ao risco de síndrome pós-trombótica. - A trombólise é uma opção em casos selecionados, mas não é a primeira linha de tratamento para todos os casos de TVP. C) Iniciar anticoagulação oral direta com rivaroxabana e recomendar elevação do membro afetado, com compressão elástica após estabilização clínica. - A anticoagulação oral é uma opção, mas a anticoagulação inicial deve ser feita com heparina antes de iniciar a rivaroxabana. D) Prescrever varfarina oral de início imediato e suspender o uso de meias de compressão até a resolução completa do quadro. - A varfarina não deve ser iniciada imediatamente sem anticoagulação inicial. A melhor estratégia terapêutica inicial para a paciente, considerando a necessidade de anticoagulação imediata e a situação clínica, é a opção A, mas com a ressalva de que as meias de compressão não devem ser usadas na fase aguda. Portanto, a resposta correta é: A) Iniciar heparina de baixo peso molecular (HBPM) em dose terapêutica e prescrever meias de compressão elástica para manejo da insuficiência venosa crônica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina