[...] saber reconhecer os instantes preciosos da concentração, a fim de poder utilizá-los no ensinamento da leitura, da escrita, das quatro operações e, mais tarde, da gramática, da aritmética, das línguas estrangeiras. [...] saber utilizar a força interior da criança com relação à sua educação. [...] A atenção tem necessidade de estímulos gradativos para concentrar-se. No começo serão objetos facilmente reconhecíveis pelos sentidos, que interessarão aos pequeninos: cilindros de diversos tamanhos, cores que deverão ser dispostas segundo a sua coloração, diversos sons para distinguir, superfícies mais ou menos difíceis para serem reconhecidas pelo tato. Porém, mais tarde teremos o alfabeto, os números, a leitura, a gramática, o desenho, as operações aritméticas mais difíceis, a história, as ciências naturais, e assim se construirá o saber da criança MONTESSORI, M. Em família. Rio de Janeiro, Nórdica, s.d.p.45.
A teoria pedagógica montessoriana atende a perspectiva do movimento da Escola Nova. Determine qual a prática pedagógica que representa esta teoria?
a) Uma formação que privilegia as elites burguesas, com o intuito de formar para exercer a hegemonia cultural e política.
b) Uma formação com base no desenvolvimento do caráter moral, a partir de um sistema que denominou instrução educativa.
c) Uma formação com base no estímulo e na promoção da autoeducação da criança, colocando meios adequados à sua disposição.
d) Uma formação baseado numa rígida disciplina e o culto da obediência com foco numa doutrinação catequética.
e) Uma formação para o desenvolvimento da autonomia intelectual do cidadão para que este pudesse intervir sobre a realidade.
Ed
há 2 meses
A teoria pedagógica montessoriana é conhecida por enfatizar a autoeducação, a autonomia da criança e a importância de um ambiente preparado que estimule o aprendizado de forma natural e individualizada. Vamos analisar as alternativas: a) Uma formação que privilegia as elites burguesas, com o intuito de formar para exercer a hegemonia cultural e política. - Esta opção não se alinha com os princípios montessorianos, que buscam democratizar a educação. b) Uma formação com base no desenvolvimento do caráter moral, a partir de um sistema que denominou instrução educativa. - Embora a formação moral seja importante, não é o foco principal da abordagem montessoriana. c) Uma formação com base no estímulo e na promoção da autoeducação da criança, colocando meios adequados à sua disposição. - Esta opção reflete diretamente os princípios montessorianos, que priorizam a autoeducação e a preparação do ambiente. d) Uma formação baseado numa rígida disciplina e o culto da obediência com foco numa doutrinação catequética. - Esta opção é contrária à filosofia montessoriana, que valoriza a liberdade e a autonomia. e) Uma formação para o desenvolvimento da autonomia intelectual do cidadão para que este pudesse intervir sobre a realidade. - Embora esta opção também tenha relação com a autonomia, não aborda diretamente a autoeducação como a opção (c). Portanto, a alternativa que melhor representa a prática pedagógica da teoria montessoriana é: c) Uma formação com base no estímulo e na promoção da autoeducação da criança, colocando meios adequados à sua disposição.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade