Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Uma das observações mais recorrentes dos professores que aplicam a abordagem Mentalidades Matemáticas é que os alunos apresentam diferentes caminhos para o acerto. As séries de webinários “Multiplicando Saberes” e “E a Matemática com isso?”, promovidas pelo Instituto Sidarta, trouxeram depoimentos de professores destacando este comportamento nas aulas e mostraram vídeos com os estudantes pensando juntos em como resolver os exercícios apresentados. Mesmo quando um aluno conta o processo de raciocínio que levou a um resultado errado, isso enriquece a discussão em sala de aula. A professora assume o papel de mediadora, incentivando a construção de argumentos e o erro faz parte do processo de aprendizagem.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir: É correto o que se afirma em:
I. A experiência no aprendizado é enriquecida pelos erros e reflexões sobre eles.
II. Os erros permitem que os alunos desenvolvam novas estratégias de resolução.
III. As diferentes formas de raciocínio apresentadas pelos alunos contribuem para um aprendizado mais profundo e colaborativo.
IV. O erro deve ser evitado ao máximo no aprendizado, pois compromete o desempenho dos alunos e dificulta a assimilação dos conteúdos, tornando o processo educacional menos eficiente.
A I, II e III, apenas.
B II, III e IV, apenas.
C I e IV, apenas.
D II e III, apenas.
E III e IV, apenas.
User badge image
Desafios para Aprender

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A experiência no aprendizado é enriquecida pelos erros e reflexões sobre eles. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o texto menciona que o erro faz parte do processo de aprendizagem e enriquece a discussão. II. Os erros permitem que os alunos desenvolvam novas estratégias de resolução. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois os erros podem levar os alunos a refletir e encontrar novas formas de resolver problemas. III. As diferentes formas de raciocínio apresentadas pelos alunos contribuem para um aprendizado mais profundo e colaborativo. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, já que o texto destaca que os alunos pensam juntos e isso enriquece o aprendizado. IV. O erro deve ser evitado ao máximo no aprendizado, pois compromete o desempenho dos alunos e dificulta a assimilação dos conteúdos, tornando o processo educacional menos eficiente. Falso, essa afirmativa contradiz o que foi mencionado no texto, que valoriza o erro como parte do processo de aprendizagem. Com base nas análises, as afirmativas I, II e III são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: A) I, II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O antropólogo Bronislaw Malinowski inovou a antropologia com a etnografia, um método de investigação participante, onde o pesquisador se integra à cultura que estuda, registrando detalhadamente o cotidiano e as práticas dessa sociedade. Essa abordagem foi fundamental para a compreensão das sociedades indígenas, aborígenes e outras comunidades, especialmente pelas sociedades ocidentais. Ao investigar as visões dos nativos e suas conexões com a vida e a realidade, o antropólogo explora as especificidades culturais, valores e buscas por bem-estar. Esse método oferece uma nova perspectiva sobre a mentalidade humana, iluminando nossa própria essência por meio do entendimento de culturas distantes.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O método de investigação etnográfica de Malinowski permite uma compreensão profunda das culturas ao integrar o pesquisador no cotidiano da sociedade estudada.
II. A antropologia de Malinowski ignora as práticas cotidianas das culturas estudadas, focando apenas em suas estruturas sociais e políticas.
A As asserções I e II são falsas.
B A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A noção de ‘eu’, enquanto indivíduo livre, autônomo e portador de uma dignidade plena, vai se construindo ao longo da história e tem seu principal momento de desenvolvimento no alvorecer da Modernidade. A marca desta nova concepção é a ‘autonomia’, o desprendimento em vista do ‘domínio’ da coletividade. Todavia, nem sempre foi assim, em outros momentos históricos esta capacidade era entendida de maneira diversa.
Conforme o texto apresentado e acerca do ‘eu’ na Modernidade e a compreensão do indivíduo em outros período históricos, assinale a alternativa correta:
A A noção de ‘eu’, enquanto sujeito singular, particular, surge com autores gregos da filosofia clássica, como Aristóteles, que defendia a formação subjetiva da moral.
B Na Modernidade, o ‘eu’, enquanto conceito filosófico, se diferenciará do proposto durante a Antiguidade exatamente por enaltecer o caráter produtivo, o ‘homo faber’, aquele que produz.
C Na Modernidade, a noção de ‘indivíduo’ se diferenciará das noções presentes na Antiguidade e na Idade Média, principalmente por conta da forte submissão do sujeito ao grupo nestes períodos.
D Em todos os momentos históricos, a discussão sobre o ‘indivíduo’ foi bem delineada, o primeiro pensador a realmente propor uma teoria sólida sobre tal tema foi Agostinho.
E Se pensar na construção teórica sobre o ‘indivíduo’, se poderá ver que a noção de dignidade humana emerge de uma noção religiosa de valorização da vida, algo herdado do Medievo.

Mais conteúdos dessa disciplina