Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Manuel da Nóbrega, ao descrever os povos originários aos padres de Coimbra, reforça a ideia de que eles tinham uma espécie de religião, a exemplo dos Tupis, cuja religião era calcada na adoração ao trovão como algo divino.
No entanto, sua descrição, ao longo da carta, deixa clara, em sua versão mais contundente, que a religião dos povos originários tinha como inspiração:
A) O diabo.
B) As crenças.
C) A feitiçaria.
D) As cerimônias.
E) A santidade.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar o contexto da descrição de Manuel da Nóbrega sobre os povos originários e suas crenças religiosas. Ele enfatiza que a religião dos povos indígenas, como os Tupis, era diferente da religião cristã e tinha características próprias. Analisando as alternativas: A) O diabo - Essa opção não reflete a ideia de uma religião própria, mas sim uma visão negativa. B) As crenças - Embora possa ser uma opção válida, é muito genérica e não específica. C) A feitiçaria - Essa opção pode estar relacionada, mas não é a principal inspiração que Nóbrega menciona. D) As cerimônias - Embora as cerimônias sejam parte da prática religiosa, não é exatamente o que Nóbrega destaca como inspiração. E) A santidade - Essa opção sugere uma visão mais positiva e poderia ser uma interpretação da relação que os indígenas tinham com o sagrado. Considerando o contexto e a intenção de Nóbrega em descrever a religião dos povos originários, a alternativa que melhor se encaixa na ideia de que a religião tinha uma inspiração própria e distinta é: C) A feitiçaria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após os vários ataques da Reforma Protestante, a Igreja reagiu, em um movimento denominado Contrarreforma, uma resposta ao Protestantismo e às acusações contra a Igreja.
Assinale a opção correta quanto a um dos itens pertencentes à Contrarreforma:
a- Catequização dos gentios pelos jesuítas.
b- Liberação de alguns livros considerados apócrifos.
c- Tentativa de aliança com os protestantes.
d- Dissolução dos Tribunais de Inquisição.
e- Liberação do Anglicanismo para o rei Henrique VIII.

Martinho Lutero, um monge alemão professor de teologia, era intensamente questionador e denunciou os muitos abusos da Igreja Católica, opondo-se, em 1517, ao comércio de indulgências organizado pelo Papa Leão X.
Por indulgências compreende-se:
a- o perdão dos pecados pela Igreja, permitindo, assim, aos fiéis, ganharem sua salvação, mediante o pagamento de um décimo do salário, independente do status social e do tipo de pecado.
b- o perdão dos pecados pela Igreja, permitindo, assim, aos fiéis, ganharem sua salvação, mediante uma prestação de serviços como pastorais, donativos aos pobres, entre outros.
c- o perdão dos pecados de outros que tenham cometido contra o indivíduo, permitindo, assim, aos fiéis, ganharem sua salvação, mediante à leveza da alma e a paz de espírito proporcionada a quem perdoa.
d- o perdão dos pecados pela Igreja, permitindo, assim, aos fiéis, ganharem sua salvação, mediante o pagamento monetário de acordo com o status social e do tipo de pecado que deveria ser perdoado.
e- o perdão dos pecados pela Igreja, permitindo, assim, aos fiéis, escolherem e que lugar gostariam de se estabelecer no céu, de acordo com o valor pago monetariamente para isso.

O secularismo implica a separação do Estado e das organizações religiosas. A ordem política baseia-se na soberania exclusiva do povo, dos cidadãos, e o Estado – que não reconhece nem paga nenhum culto – não rege o funcionamento interno das organizações religiosas.
Desta separação, deduz-se:
a- a neutralidade do Estado, das autarquias e dos serviços públicos, além dos seus usuários.
b- a totalidade do Estado, das autarquias e dos serviços públicos, não dos seus usuários.
c- a parcialidade do Estado, das autarquias, mas não dos serviços públicos, e não dos seus usuários.
d- a neutralidade do Estado, das autarquias e dos serviços públicos, não dos seus usuários.
e- a totalidade do Estado, das autarquias, mas não dos serviços públicos e dos seus usuários.

Mais conteúdos dessa disciplina