Logo Passei Direto
Buscar
Indique a afirmativa INCORRETA:
a) Quanto maior a temperatura, maior a pressão de vapores dos líquidos.
b) A pressão de vapor de um líquido é inversamente proporcional ao volume do líquido.
c) A água do mar entra em ebulição a uma temperatura mais alta que a água destilada.
d) O líquido A tem a 20°C a pressão de vapor igual a 30 mmHg; o líquido B, à mesma temperatura, tem pressão de vapor igual a 60 mmHg; então, a temperatura de ebulição de B é menor que a de A.
e) Um líquido entra em ebulição quando sua pressão de vapor se torna igual à pressão externa (atmosférica).
User badge image
Testando o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmativas para identificar a INCORRETA: a) Quanto maior a temperatura, maior a pressão de vapores dos líquidos. - Esta afirmativa está correta, pois a pressão de vapor aumenta com a temperatura. b) A pressão de vapor de um líquido é inversamente proporcional ao volume do líquido. - Esta afirmativa está INCORRETA. A pressão de vapor não é inversamente proporcional ao volume do líquido; na verdade, a pressão de vapor depende da temperatura e da natureza do líquido, não do volume. c) A água do mar entra em ebulição a uma temperatura mais alta que a água destilada. - Esta afirmativa está correta, pois a presença de sais na água do mar eleva o ponto de ebulição. d) O líquido A tem a 20°C a pressão de vapor igual a 30 mmHg; o líquido B, à mesma temperatura, tem pressão de vapor igual a 60 mmHg; então, a temperatura de ebulição de B é menor que a de A. - Esta afirmativa está correta, pois um líquido com maior pressão de vapor a uma determinada temperatura geralmente tem um ponto de ebulição mais baixo. e) Um líquido entra em ebulição quando sua pressão de vapor se torna igual à pressão externa (atmosférica). - Esta afirmativa está correta, pois é exatamente isso que define o ponto de ebulição. Portanto, a afirmativa INCORRETA é: b) A pressão de vapor de um líquido é inversamente proporcional ao volume do líquido.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Marque a alternativa incorreta:
( ) Misturas são parte essencial da química, principalmente por ser o meio o qual inicia as reações químicas.
( ) O conceito de potencial químico é utilizado para calcular o efeito que o soluto exerce sobre certas propriedades termodinâmicas da solução. Essas propriedades incluem abaixamento da pressão de vapor do solvente, elevação do ponto de ebulição do solvente, abaixamento do ponto de congelamento do solvente e a origem da pressão osmótica.
( ) Quando misturamos 100 mL de água e 100 mL de etanol o volume é diferente de 200 mL. Pode-se justificar, pois, quando a este volume se adiciona 1 mol de água, há um aumento de 18 cm3, e podemos dizer que 18 cm3/mol é o volume molar da água pura. Porém, se juntarmos 1 mol de água a um grande volume de etanol puro, o aumento do volume é de somente 14 cm3. A razão da diferença entre os dois aumentos de volume está no fato de o volume ocupado por determinado número de moléculas de água depender da natureza das moléculas que a envolvem. Quando mistura as moléculas de água estarão envolvidas por moléculas de etanol. A rede de ligações de hidrogênio que normalmente mantem as moléculas de água a uma certa distância umas das outras na água pura não podem ser formadas.
( ) Os volumes parciais molares dos componentes de uma mistura variam de acordo com a composição, pois as vizinhanças de cada tipo de moléculas se alteram a medida que a composição passa da de A puro para a de B puro. É esta modificação do ambiente de cada molécula e portanto, das forças que atuam entre as moléculas, a responsável pela variação das propriedades termodinâmicas de uma mistura em função da composição. Matematicamente o volume parcial molar é a derivada parcial do volume em função da derivada parcial do número de mols de A, considerando pressão, temperatura e números de mols de todas as outras substâncias presentes constantes.
( ) Os volumes molares são sempre positivos, assim como as demais grandezas parciais molares.
( ) O conceito de grandeza parcial molar pode ser aplicado a qualquer função de estado extensiva. Para uma substância em uma mistura, o potencial químico é definido como a energia de Gibbs parcial molar. O potencial químico de uma substância em uma mistura é a contribuição desta substância para a energia de Gibis total da mistura. Como os potenciais químicos dependem da composição (e da pressão e da temperatura) a energia de Gibis de uma mistura pode se alterar quando essas variáveis mudam.

Comparando duas panelas, simultaneamente sobre dois queimadores iguais de um mesmo fogão, observa-se que a pressão dos gases sobre a água fervente na panela de pressão fechada é maior que aquela sobre a água fervente numa panela aberta. Nessa situação, e se elas contêm exatamente as mesmas quantidades de todos os ingredientes, podemos afirmar que, comparando com o que ocorre na panela aberta, o tempo de cozimento na panela de pressão fechada será
A) menor, pois a temperatura de ebulição será menor.
B) menor, pois a temperatura de ebulição será maior.
C) menor, pois a temperatura de ebulição não varia com a pressão.
D) igual, pois a temperatura de ebulição independe da pressão.
E) maior, pois a pressão será maior.

Em regiões de baixa temperatura, a adição de um soluto não-volátil aos radiadores dos automóveis deve-se ao fato de ele provocar..................... na ....................... do solvente existente nos mesmos.
a) diminuição; temperatura de solidificação.
b) aumento; temperatura de congelamento.
c) diminuição; temperatura de ebulição.
d) aumento; pressão de vapor.
e) diminuição; tensão superficial.

A presença de um soluto não volátil dissolvido em um solvente líquido altera o comportamento deste líquido na sua pressão de vapor que (x), no seu ponto de ebulição que (y) e no seu ponto de solidificação que (z). Respectivamente, podemos substituir x, y e z por:
a) aumenta, diminui e aumenta.
b) diminui, aumenta e diminui.
c) aumenta, aumenta e diminui.
d) diminui, diminui e aumenta.
e) diminui, aumenta e aumenta

Mais conteúdos dessa disciplina