Na região periférica de um grande centro urbano, uma escola pública se depara com uma situação desafiadora: parte da comunidade vive próxima a um lixão irregular que afeta diretamente a saúde dos moradores e o cotidiano escolar. A população local, historicamente invisibilizada, organiza-se por meio de um coletivo socioambiental em parceria com o movimento de catadores da cidade, exigindo melhorias nas políticas públicas de saneamento e habitação.
Sensível à complexidade da situação, a equipe gestora propõe integrar a pauta ambiental ao currículo escolar. No entanto, surgem resistências internas: alguns docentes alegam não haver espaço para tratar dessas questões em disciplinas tradicionais; parte da comunidade escolar acredita que essas discussões extrapolam o papel da escola.
Diante disso, um grupo interdisciplinar de professores decide elaborar um plano de ação articulado, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e escuta ativa das famílias, da comunidade e dos movimentos sociais atuantes no território.
Considerando o cenário descrito, qual proposta pedagógica está mais alinhada a uma prática interdisciplinar comprometida com a transformação da realidade educacional, fundamentada na legislação e voltada à superação dos desafios por meio da articulação entre escola, família, comunidade e educação socioambiental?
Múltipla Escolha:
Ed
mês passado
A proposta pedagógica mais alinhada a uma prática interdisciplinar comprometida com a transformação da realidade educacional, fundamentada na legislação e voltada à superação dos desafios, é: Instituir um comitê permanente de diálogo entre a escola, representantes da comunidade, famílias e movimentos socioambientais locais, com base nos princípios da gestão democrática, para monitorar os impactos do lixão na vida escolar e propor estratégias conjuntas de enfrentamento, fundamentadas em diagnósticos participativos e nas diretrizes da legislação educacional. Essa opção promove a articulação entre escola, família e comunidade, além de envolver a educação socioambiental de forma contínua e participativa.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade