Buscar

Como ocorre o edema no processo inflamatório ? Patologia

💡 2 Respostas

User badge image

Hilderlandson Teles

o Edema se dá pela infiltração de liquido do vaso no tecido, esse evento acontece pelo fato do vaso está mais permeável, ou seja, ter a passagem de liquido facilitada.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Edema é uma alteração hemodinâmica em que há aumento anormal de líquido no espaço intersticial.

O edema de origem inflamatória pode estar relacionado à inflamação aguda, inflamação crônica e à angiogênese. 

O edema inflamatório geralmente aparece após evento traumático de torção, queda, batida ou por excesso de esforço. É um processo de defesa do organismo onde a permeabilidade dos vasos sangüíneos aumentam para permitir a chegada de células e proteínas do sangue, especializadas no combate a agressores externos (vírus e bactérias) e no reparo do tecido danificado.


Há cinco mecanismos apontados como desencadeadores do edema inflamatório que são descritos como:

1- Formação de lacunas por contração endotelial:  a abertura de espaços entre as células endoteliais ocorre por ação de histamina, bradicinina, leucotrieno, neuropeptídeo substância P e outros mediadores químicos, que ativam vias de sinalização intracelulares que fosforilam proteínas contráteis. Atuam principalmente nas vênulas e possui ação rápida (15-20 min). Quando há ação de interleucina-1, TNF (fator de necrose tumoral) e INF-gama (interferon-gama), a ação é mais duradoura.

2- Lesão direta ao endotélio vascular: é geralmente visto em lesões necrotizantes e dano direto ao endotélio (como queimaduras), pode ocorrer em qualquer nível vascular. O extravasamento pode persistir por horas até que os vasos danificados sofram trombose ou sejam reparados.

3- Lesão dependente de leucócitos: ocorre principalmente em vênulas e capilares pulmonares e glomerulares. Os leucócitos liberam espécies tóxicas de oxigênio e enzimas proteolíticas, que causam lesão ou deslocamento do endotélio.

4- Aumento da transcitose: há um aumento no número e no tamanho das vesículas que normalmente fazem a “comunicação” entre a luz do vaso e o interstício. Isso ocorre provavelmente pela ação do PDGF (fator de crescimento do endotélio vascular) nas vênulas.

5- Formação de neo-vasos: naturalmente, quando há angiogênese, há um maior espaçamento entre as células endoteliais que permite esse extravasamento de líquido. Porém, além disso, é sabido que há um aumento no número de receptores pra histamina, bradicinina, leucotrienos e outros mediadores químicos que, como foi citado anteriormente, promovem a contração dessas células.

REFERÊNCIAS
1. Robbins & Cotran; Patologia: Bases Patológicas das Doenças; 8ª Edição, 2009

2. http://ligadepatologiaufc.blogspot.com/2010/10/edema.html

3. http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:lmH5LEF1G5UJ:www.uff.br/fisio6/aulas/aula_00/topico_06.htm+&cd=11&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

4. http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/edema_inflamatorio_reparil.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais