Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
O mais usado de todos os 'Sensores de Posição' é o potenciômetro, porque é um sensor de posição barato e fácil de usar. Possui um contato na forma de trilha ligado a um eixo mecânico que pode ser angular (rotacional) ou linear (tipo controle deslizante) em seu movimento, e que faz com que o valor de resistência entre a trilha/controle deslizante e as duas conexões finais mudem dando uma saída de sinal elétrico que tenha uma relação proporcional entre a posição real do limpador na pista resistiva e seu valor de resistência. Em outras palavras, a resistência é proporcional à posição.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir: I- Os potenciômetros vêm em uma pequena gama de desenhos e tamanhos. II- Quando usado como sensor de posição, o objeto móvel é conectado diretamente ao eixo rotacional ou controle deslizante do potenciômetro. III- Uma tensão de referência cc é aplicada nas duas conexões fixas externas que formam o elemento resistivo. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Os potenciômetros vêm em uma pequena gama de desenhos e tamanhos. Verdadeiro, os potenciômetros realmente têm uma variedade de designs e tamanhos, embora sejam bastante comuns e padronizados. II- Quando usado como sensor de posição, o objeto móvel é conectado diretamente ao eixo rotacional ou controle deslizante do potenciômetro. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o objeto que se deseja medir a posição deve estar conectado ao eixo ou controle deslizante do potenciômetro para que a variação de posição seja refletida na resistência. III- Uma tensão de referência cc é aplicada nas duas conexões fixas externas que formam o elemento resistivo. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois para que o potenciômetro funcione como sensor de posição, uma tensão de referência é aplicada nas conexões fixas. Agora, vamos verificar as alternativas: A) Somente a sentença II está correta. (Incorreta, pois I e III também estão corretas.) B) As sentenças I e III estão corretas. (Incorreta, pois a sentença II também está correta.) C) As sentenças II e III estão corretas. (Incorreta, pois a sentença I também está correta.) D) As sentenças I e II estão corretas. (Incorreta, pois a sentença III também está correta.) Como todas as sentenças I, II e III estão corretas, não há uma alternativa que contenha todas as sentenças verdadeiras. Portanto, você deve considerar que a resposta correta não está entre as opções apresentadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Um motor CC com escovas convencional consiste basicamente de duas partes: o corpo estacionário do motor chamado estator e a parte interna que gira produzindo o movimento chamado Rotor ou "Armadura" para máquinas DC. O estator enrolado dos motores é um circuito eletromagnético que consiste em bobinas elétricas conectadas em uma configuração circular para produzir o polo norte necessário, em seguida, um polo sul, em seguida, um polo norte etc., tipo sistema de campo magnético estacionário para rotação, ao contrário das máquinas CA cujo campo de estator continuamente gira com a frequência aplicada.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A A corrente que flui por essas bobinas de campo é conhecida como a corrente do campo estator.
B A corrente que flui por essas bobinas de campo é conhecida como a corrente do campo quase estático.
C A corrente que flui por essas bobinas de campo é conhecida como a corrente do campo rotor.
D A corrente que flui por essas bobinas de campo é conhecida como a corrente do campo motor.

Um ímã é um corpo que gera campo magnético ao seu redor. Ele pode ser classificado de duas formas: - Natural: quando se trata de óxido de ferro, um mineral encontrado na natureza que recebe o nome de magnetita. - Artificial: quando é construído com ligas metálicas (ou materiais cerâmicos) que, ao serem submetidas a fortes campos magnéticos, adquirem propriedades magnéticas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Existem duas formas de magnetismo: os ímãs permanentes e os ímãs ativos.
B Existem duas formas de magnetismo: os ímãs aparentes e os ímãs temporários.
C Existem duas formas de magnetismo: os ímãs permanentes e os ímãs temporários.
D Existem duas formas de magnetismo: os ímãs aparentes e os ímãs reativos.

Um campo elétrico é uma grandeza vetorial que mede o módulo da força elétrica por unidade de carga em cada ponto do espaço ao redor de uma carga elétrica. Quanto maior for o campo elétrico em algum ponto do espaço, maior será a intensidade da força elétrica que atua sobre as cargas.
Com isso, considere uma carga elétrica de carga Q = + 12,0 x 10^-6 [C]. Qual a intensidade do campo elétrico (E) que ela produz sobre uma carga de prova localizada à 0,3 [m] de distância? (Dado: k = 9,0 x 10^-6 [N.m^2/C^2).
a) E = 2,0 x 10-9 N/C.
b) E = 1,0 x 10-9 N/C.
c) E = 12 x 10-9 N/C.
d) E = 1,2 x 10-9 N/C.

A Lei de Ampère afirma que o sentido do campo magnético é determinado pelo sentido da corrente. Dessa forma, invertendo o sentido da corrente, invertemos também o sentido do campo. Essa relação é representada pela regra da mão direita: o polegar da mão direita indica o sentido convencional da corrente elétrica; e os outros dedos, ao envolverem o condutor por onde passa a corrente, dão o sentido das linhas de campo magnético.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A direção de rotação de um campo magnético é regida pela direção da corrente que flui através do condutor com o campo magnético correspondente produzido, sendo mais forte perto do centro do condutor. ( ) A regra da mão esquerda especifica que se o polegar apontar na direção do fluxo de corrente, os demais dedos indicam o sentido do campo magnético criado. ( ) A regra da mão direita é válida para campos magnéticos criados por correntes em condutores retilíneos. ( ) As correntes que fluem através dos dois condutores paralelos na espira estão em direções opostas à medida que a corrente através do laço sai do lado esquerdo e retorna do lado direito. Isso resulta no campo magnético em torno de cada condutor dentro da espira sendo na mesma direção um para o outro.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - F - F.

Ao discutir descobertas históricas no magnetismo, podemos mencionar a descoberta de Oersted, de que um fio carregando uma corrente elétrica fez com que uma bússola próxima se desviasse. Vimos também que correntes elétricas produzem campos magnéticos. A agulha da bússola perto do fio sofre uma força que alinha a tangente da agulha a um círculo ao redor do fio. Portanto, um fio de corrente produz laços circulares de campo magnético.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Cargas móveis sofrem a ação de uma força estando num campo magnético.
II- Se as cargas móveis estiverem em um fio, ou seja, se o fio estiver carregando uma corrente, ele não deve experimentar uma força.
III- Para determinar a direção do campo magnético gerado a partir de um fio, usamos a regra da mão esquerda. Por esta regra, o polegar aponta na direção da corrente enquanto os dedos se enrolam ao redor do fio, apontando na direção do campo magnético produzido.
IV- Se o campo magnético estiver vindo para você ou para fora da página, nós representamos isso com um ponto •. Se o campo magnético estava entrando na página, representamos isso com um x.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

Por apresentar módulo, direção e sentido, o campo elétrico é descrito por um vetor. Como todo vetor, o campo elétrico pode ser escrito em termos de suas componentes, nas direções x, y e z. Com base nesse contexto, admita que a distância entre os eletrodos de um campo elétrico é de 20 [cm] e que a diferença de potencial efetiva aplicada ao circuito é de 6 [V].
Nesse caso, o módulo do campo elétrico, em [V/m], equivale a:
A 40.
B 30.
C 10.
D 20.

Mais conteúdos dessa disciplina