Logo Passei Direto
Buscar
A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação compulsória à autoridade de saúde competente também será realizada pelos responsáveis por estabelecimentos públicos ou privados educacionais, de cuidado coletivo, além de serviços de hemoterapia, unidades laboratoriais e instituições de pesquisa.
Sobre as diferentes notificações compulsórias existentes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Notificação compulsória semanal: é realizada em até 7 (sete) dias, a partir do conhecimento da ocorrência de doença ou agravo.
( ) Notificação compulsória negativa: é um procedimento padrão que exige a comunicação de todos os casos de doenças contagiosas às autoridades de saúde.
( ) Vigilância sentinela: é um modelo de vigilância realizada a partir de estabelecimento de saúde estratégico para a vigilância de morbidade, mortalidade ou agentes etiológicos de interesse para a saúde pública.
( ) Notificação compulsória imediata: é realizada em até 24 (vinte e quatro) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível.
A V, F, F, V.
B V, V, V, F.
C F, F, V, F.
D F, V, V, F.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre notificações compulsórias: ( ) Notificação compulsória semanal: é realizada em até 7 (sete) dias, a partir do conhecimento da ocorrência de doença ou agravo. É verdadeira (V). A notificação semanal deve ser feita em até 7 dias após o conhecimento do caso. ( ) Notificação compulsória negativa: é um procedimento padrão que exige a comunicação de todos os casos de doenças contagiosas às autoridades de saúde. É falsa (F). A notificação negativa refere-se à comunicação de que não houve casos de uma determinada doença, e não à comunicação de todos os casos. ( ) Vigilância sentinela: é um modelo de vigilância realizada a partir de estabelecimento de saúde estratégico para a vigilância de morbidade, mortalidade ou agentes etiológicos de interesse para a saúde pública. É verdadeira (V). A vigilância sentinela é um modelo que utiliza unidades de saúde selecionadas para monitorar a ocorrência de doenças. ( ) Notificação compulsória imediata: é realizada em até 24 (vinte e quatro) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível. É verdadeira (V). A notificação imediata deve ser feita em até 24 horas após o conhecimento do caso. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a A) V, F, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É fato que há vários entendimentos circulando que, por vezes, resumem a promoção da saúde à prevenção de doenças ou alçam esta última ao patamar da primeira. Longe de ser uma disputa do que é mais importante, a questão aqui é entender a dimensão e as intencionalidades dessas duas construções fundamentais para a saúde e ter clareza ao aplicá-las nas ações, sejam estas estruturadas ou não em projetos ou programas.
Diante desse contexto, sobre a prevenção e promoção de saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A prevenção é apresentada ao ser estabelecida uma relação com a promoção, ou seja, enquanto a prevenção está, diretamente, relacionada à saúde, a promoção visa evitar doenças.
( ) A prevenção primária corresponde a medidas gerais e educativas, com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar geral dos usuários para que, assim, possam superar agressões de agentes patogênicos.
( ) A promoção da saúde se trata, justamente, da intervenção em condições de vida da população, com fatores presentes, como os determinantes socioambientais, os quais influenciam diretamente na geração de saúde e doença.
( ) As prevenções secundária e terciária têm o objetivo de reduzir os fatores de risco relacionados a agentes patogênicos e ao ambiente, através de medidas educativas, além de supervisionar a adoção, ou o reforço de comportamentos adequados à saúde.
A F, V, V, F.
B F, V, V, V.
C V, V, F, F.
D V, F, V, F.

Diante desse contexto, a PNVS integra quatro áreas de vigilância em saúde. Uma delas pode ser definida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde, abrangendo a prestação de serviços e o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo e descarte.
A que área de vigilância em saúde o texto se refere?
A Vigilância sanitária.
B Vigilância em saúde ambiental.
C Vigilância epidemiológica.
D Vigilância em saúde do trabalhador e da trabalhadora.

Entende-se por Vigilância em Saúde o processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, incluindo a regulação, intervenção e atuação em condicionantes e determinantes da saúde, para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
1. A vigilância em saúde é quem vai identificar uma epidemia, ou surto de doença, além de estabelecer prioridades para o controle de doenças, avaliar intervenções em doenças etc.
2. A Vigilância Epidemiológica trata-se de um conjunto de ações e serviços que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva.
3. A integração entre vigilância em saúde e a atenção básica ignora o alcance de resultados que atendam às necessidades de saúde da população, porque na ótica da integralidade da atenção à saúde considera-se nos processos de trabalho os riscos e danos à saúde.
A I, II e III.
B I e II, apenas.
C I, apenas.
D II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina