Logo Passei Direto
Buscar

O Delegado de Polícia após realizar as diligências necessárias ao inquérito policial, em seu relatório, compreende que José cometeu o crime de estelionato (art. 171, CP). Contudo, o Promotor de Justiça possui entendimento diverso, e denuncia José pelo crime de peculato (art. 312, CP). O Juiz de Direito ao receber os autos deverá remetê-los ao Delegado de Polícia?

Grupo de escolhas da pergunta



Em regra, o inquérito não pode ser remetido ao Delegado de Polícia, contudo, como ele é sempre indispensável, o Juiz de Direito deve iniciar a ação penal com o erro.


Não, o inquérito policial pode ser dispensável em alguns casos para o início da ação penal pelo Ministério Público.


O inquérito policial é considerado uma diligência administrativa. Assim, ele deve ser remetido ao Delegado de Polícia.


Em razão do inquérito policial ter natureza administrativa, ele é indispensável no processo penal.


Sim, é necessário o envio do inquérito policial ao Delegado de Polícia.

User badge image
Helio Freires

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

A resposta correta é: Não, o inquérito policial pode ser dispensável em alguns casos para o início da ação penal pelo Ministério Público. Isso porque, em determinadas situações, o Ministério Público pode oferecer a denúncia sem a necessidade de um inquérito policial, especialmente se houver elementos suficientes para a ação penal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina