As horas extras consistem no tempo laborado além da jornada diária estabelecida pela legislação ou pelo contrato de trabalho. A partir do relato do cliente, confirma-se que houve a indicação do não pagamento das horas extras, bem como a sua não anotação, além do descumprimento do período de intervalo. Com base na situação exposta e na necessidade de pagamento das horas extras e do intervalo intrajornada, assinale a alternativa correta.
A.
Não é cabível a cobrança do intervalo não fruído e não pago, pois o empregado deveria ter reportado essa situação ao seu superior no curso da relação de emprego.
B.
O intervalo é um direito do empregado, porém só cabe a cobrança de intervalo não concedido e/ou não pago em jornadas de até 6 horas diárias.
C.
No caso exposto, é possível a cobrança do intervalo intrajornada não concedido (nem fruído nem indenizado), bem como das horas extras, em razão do inadimplemento.
Ed
mês passado
Vamos analisar as alternativas apresentadas: A. Não é cabível a cobrança do intervalo não fruído e não pago, pois o empregado deveria ter reportado essa situação ao seu superior no curso da relação de emprego. Essa afirmação não está correta, pois o direito ao intervalo é garantido por lei, independentemente de comunicação ao superior. B. O intervalo é um direito do empregado, porém só cabe a cobrança de intervalo não concedido e/ou não pago em jornadas de até 6 horas diárias. Essa afirmação é incorreta, pois o direito ao intervalo intrajornada se aplica a jornadas superiores a 6 horas, e a cobrança é válida independentemente da jornada. C. No caso exposto, é possível a cobrança do intervalo intrajornada não concedido (nem fruído nem indenizado), bem como das horas extras, em razão do inadimplemento. Essa alternativa está correta. O intervalo intrajornada é um direito do trabalhador, e a não concessão desse intervalo, assim como o não pagamento das horas extras, gera o direito à cobrança. Portanto, a alternativa correta é: C. No caso exposto, é possível a cobrança do intervalo intrajornada não concedido (nem fruído nem indenizado), bem como das horas extras, em razão do inadimplemento.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade