Logo Passei Direto
Buscar
Se até nesse momento o foco da educação centrava-se no professor, com , o foco dirige-se ao aluno, defendendo que a criança não deveria ser encarada como um adulto em miniatura. Sua principal obra educacional foi Emílio ou da educação, que relata de forma romantizada a educação de um jovem que é acompanhado por um professor. Todo o esforço desse preceptor é garantir que a natureza humana do aluno seja preservada e estimulada. Essa natureza refere-se as sensações, intuições, sentimentos que ainda não foram formalizados pelo pensamento racional e intelectual, refere-se, portanto, a natureza interior que ainda não foi influenciada pelos hábitos sociais. Nesse sentido, a educação também assume um caráter negativo, ou seja, uma negação daquilo que corrompa a natureza humana, valorizando o desenvolvimento interno e natural. Para , o educador não deve impor o conhecimento à criança nem deve deixá-la em seu puro espontaneísmo, deve equilibrar esses dois aspectos para que a criança obtenha sua autonomia. Há uma dialética entre a liberdade e a obediência em seus ensinamentos. defendia também que somente após os 15 anos de idade, momento de posse da razão, segundo o filósofo, a criança deveria receber os ensinamentos morais, inclusive o religioso, que antes disso, essas ideias só serviriam como idolatria.
Assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas com o nome do autor dessas ideias:
R: J. J. Rousseau.
User badge image
AdmComigo

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A alternativa que completa corretamente as lacunas com o nome do autor dessas ideias é: J. J. Rousseau. Ele é conhecido por suas contribuições à educação, especialmente em sua obra "Emílio, ou Da Educação", onde defende a importância de respeitar a natureza da criança e equilibrar liberdade e obediência no processo educativo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Desde o surgimento da vida em sociedade, a humanidade produziu transformações na natureza para sua própria sobrevivência. Na medida em que transformam a natureza, os homens transformam a si próprios. Esse processo de transformação é constituinte do ser social, sendo correto afirmar que:
O trabalho é o elemento fundante do ser humano. A sobrevivência é um ato necessário da existência humana. Portanto, o ato de transformação da natureza, e de si próprio, é o trabalho, elemento que constitui o ser social.

O ensino clássico foi substituído, no início do Período Medieval, por outra escola, que é:
A escola cristã, que funcionava ao lado dos centros religiosos (monastérios, abadias etc.) e preocupava-se fundamentalmente com a formação de funcionários do estado, quase todos religiosos, por serem quase os únicos alfabetizados.

Mais conteúdos dessa disciplina