Em relação aos procedimentos a serem executados no SIAFI Web a partir de 2021 com a gestão de custos do Exército por meio do SIC, assinale a opção correta:
Questão 2Resposta
a.
Nas liquidações dos Serviços Públicos e Outros Contratos Gerais (energia, água, esgoto, telecomunicações, serviços postais, conservação e limpeza, diárias e passagens), a Unidade deverá realizar o rateio do valor da fatura indicando que percentual será para a área Finalística e para a área de Suporte, utilizando critérios objetivos, tais como: efetivo da unidade por áreas Finalística/Suporte, medidores independentes de controle de energia elétrica e de água (caso seja possível), quantidade de metragem quadrada, entre outras que possa melhor indicar esse custo.
b.
No caso das liquidações dos empenhos de materiais para estoque será obrigatório indicar o centro de custos, pois consideramos o material estocado, consequentemente o gasto transformou-se em custo. Em regra, não utilizar o código 999, mas sim, os códigos finalístico e de suporte previstos no anexo do caderno Gestão de Custos.
c.
Nos casos específicos em que a unidade realize Suprimento de Fundos, no momento da sua concessão, utiliza-se o subitem 96 e após o agente suprido prestar contas, reclassifica-se o subitem de acordo com a despesa realizada e informa o código de centro de custos 999 onde o material ou serviço foi consumido.
d.
É de fundamental importância o entendimento pelos agentes da administração responsáveis pelas liquidações (setor financeiro) que o custo será medido por atividade. Dessa forma, no SIAFI, na aba “Centro de Custo”, quando abordamos a UG Beneficiada, estamos tratando da UG que liquida o custo do serviço executado ou do material empenhado.