Logo Passei Direto
Buscar
A ausculta pulmonar é normalmente realizada de forma indireta, através de um estetoscópio, a ausculta possibilita analisar sons normais ou patológicos dos pulmões. Os sons pulmonares normais que precisam aparecer é a Respiração laringo traqueal e Murmúrio vesicular. murmúrio vesicular (MV) é som auscultado nas regiões do tórax que correspondem aos pulmões, este som é decorrente da passagem do ar inspirado, dos bronquíolos terminais para os alvéolos e vice versa na expiração, portanto quando for realizar análise pulmonar é MV que deve ser analisado pelo fisioterapeuta na ausculta.
Sobre a ausculta pulmonar do murmúrio vesicular (MV), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Se uma área do pulmão não for bem ventilada, murmúrio vesicular vai estar reduzido na região torácica correspondente, e, possivelmente, vai estar aumentado em uma região vizinha.
II- No caso da existência de um tempo expiratório igual ou maior que tempo inspiratório, é uma indicação da possibilidade de uma alteração nas estruturas que formam parênquima pulmonar.
As asserções I e II estão corretas e a asserção II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II estão corretas e a asserção II não é uma justificativa correta da I.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar as asserções: I- Se uma área do pulmão não for bem ventilada, o murmúrio vesicular vai estar reduzido na região torácica correspondente, e, possivelmente, vai estar aumentado em uma região vizinha. Esta afirmação está correta. Quando uma área do pulmão não está bem ventilada, o som do murmúrio vesicular diminui nessa área, enquanto pode haver um aumento do som em áreas adjacentes que estão compensando a ventilação. II- No caso da existência de um tempo expiratório igual ou maior que o tempo inspiratório, é uma indicação da possibilidade de uma alteração nas estruturas que formam parênquima pulmonar. Esta afirmação também está correta. Um tempo expiratório prolongado pode indicar problemas como obstrução das vias aéreas ou alterações no parênquima pulmonar. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - As asserções I e II estão corretas e a asserção II é uma justificativa correta da I. Isso não é verdade, pois a II não justifica a I, mas sim trata de um aspecto diferente da ausculta pulmonar. - As asserções I e II estão corretas e a asserção II não é uma justificativa correta da I. Esta é a opção correta, pois ambas as asserções são verdadeiras, mas a II não justifica a I. Portanto, a alternativa correta é: "As asserções I e II estão corretas e a asserção II não é uma justificativa correta da I."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina