Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: "O trabalho de Pearson buscou classificar o comportamento dos íons de metais de transição em duas classes, com base em observações empíricas. O critério utilizado para a classificação foi a constante de formação (Kf) do complexo metal-haleto, ou seja, a ordem de força com a qual esses metais formam complexos de coordenação com os íons haleto".
Considerando o trecho de texto e os conteúdos da aula 1 da disciplina Química Inorgânica, relacione os ácidos duros e macios com os cátions a seguir:
(1) Ácido duro
(2) Ácido macio
( ) Na+
( ) Cr3+
( ) Ag+
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Para classificar os cátions em ácidos duros e macios, podemos usar a teoria de ácido-base de Pearson. 1. Ácido duro: São cátions que têm alta carga e pequeno raio iônico, formando complexos mais fortes com ligantes duros. 2. Ácido macio: São cátions que têm baixa carga e maior raio iônico, formando complexos mais fortes com ligantes macios. Agora, vamos classificar os cátions fornecidos: - Na⁺: Ácido duro (1) - Cr³⁺: Ácido duro (1) - Ag⁺: Ácido macio (2) Portanto, a relação fica assim: (1) Ácido duro: Na⁺, Cr³⁺ (2) Ácido macio: Ag⁺

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina