Logo Passei Direto
Buscar
Diante da notícia de que importantes competições esportivas internacionais ocorrerão em seu território no próximo ano, um município do norte do Brasil decidiu criar, em sua estrutura organizacional, um órgão responsável pelo planejamento esportivo, com objetivo de otimizar os benefícios gerados pelos eventos.
Nesse contexto, a criação desse órgão deve ser realizada por meio de um processo denominado:
a) desconcentração administrativa.
b) concentração administrativa.
c) descentralização administrativa.
d) centralização administrativa.
e) privatização por colaboração.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender os conceitos de desconcentração, concentração, descentralização, centralização e privatização por colaboração no contexto da administração pública. - Desconcentração administrativa: refere-se à distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica, ou seja, a criação de órgãos ou entidades que fazem parte da estrutura do mesmo ente público, mas que têm autonomia para atuar em determinadas áreas. - Concentração administrativa: é o oposto da desconcentração, onde as competências são centralizadas em um único órgão ou entidade. - Descentralização administrativa: envolve a transferência de competências para outras entidades, que podem ser autarquias, fundações ou empresas públicas, ou até mesmo para entidades privadas. - Centralização administrativa: é a concentração de poderes e decisões em um único órgão ou entidade. - Privatização por colaboração: refere-se à transferência de serviços públicos para a iniciativa privada, mas com a colaboração do poder público. No caso apresentado, o município está criando um órgão dentro de sua estrutura organizacional para otimizar o planejamento esportivo, o que caracteriza a desconcentração administrativa, pois está criando um novo órgão que faz parte da mesma entidade pública. Portanto, a alternativa correta é: a) desconcentração administrativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em matéria de contrato de desempenho, a Constituição da República dispõe que a autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta
não poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, por expressa vedação constitucional.
a) não poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, por expressa vedação constitucional.
b) não poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, exceto se houve prévia autorização legislativa, por meio de emenda à constituição.
c) poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, desde que haja prévia autorização do Ministério Público e do Tribunal de Contas.
d) poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre prazo de duração do contrato, vedada inovação legal sobre os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes, bem como a remuneração do pessoal.
e) poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre prazo de duração do contrato, os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes, bem como a remuneração do pessoal.

Mais conteúdos dessa disciplina