Logo Passei Direto
Buscar
A Constituição Federal de 1988 estabelece que a Administração Pública pode ser direta ou indireta. Essa estrutura visa assegurar a eficiência, a transparência e a responsabilidade na prestação de serviços públicos e na execução de políticas governamentais.
Assinale a opção que indica a entidade com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada por autorização legislativa, com autonomia administrativa, patrimônio próprio, e custeada por recursos da União e outras fontes, para desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público.
a) Fundação Pública.
b) Empresa Pública.
c) Autarquia.
d) Sociedade de Economia Mista.
e) Entidade Paraestatal.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a entidade que se encaixa na descrição dada: a) Fundação Pública - É uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada por autorização legislativa, com autonomia administrativa e patrimônio próprio. Ela se encaixa na descrição apresentada. b) Empresa Pública - É uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, mas tem fins lucrativos e é criada para explorar atividade econômica. c) Autarquia - É uma entidade com personalidade jurídica de direito público, criada por lei, e não se encaixa na descrição de direito privado. d) Sociedade de Economia Mista - É uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, mas tem fins lucrativos e é criada para explorar atividade econômica, assim como a empresa pública. e) Entidade Paraestatal - Este termo é mais genérico e não se refere especificamente a uma entidade com as características mencionadas. Diante da análise, a alternativa que melhor se encaixa na descrição apresentada é: a) Fundação Pública.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em matéria de contrato de desempenho, a Constituição da República dispõe que a autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta
não poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, por expressa vedação constitucional.
a) não poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, por expressa vedação constitucional.
b) não poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, exceto se houve prévia autorização legislativa, por meio de emenda à constituição.
c) poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, desde que haja prévia autorização do Ministério Público e do Tribunal de Contas.
d) poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre prazo de duração do contrato, vedada inovação legal sobre os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes, bem como a remuneração do pessoal.
e) poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre prazo de duração do contrato, os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes, bem como a remuneração do pessoal.

Mais conteúdos dessa disciplina