Logo Passei Direto
Buscar
Considere que um município crie, por meio de lei, uma fundação pública de direito público e transfira para ela a titularidade e a capacidade de execução de determinado serviço público anteriormente realizado pelo próprio município.
Acerca da situação apresentada, evidencia-se que município realizou um ato de:
a) descentralização por colaboração.
b) descentralização por outorga.
c) desconcentração por delegação.
d) desconcentração funcional.
e) privatização.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para analisar a situação apresentada, precisamos entender os conceitos de descentralização e desconcentração no contexto do Direito Administrativo. 1. Descentralização: Refere-se à transferência de competências e responsabilidades de um ente público para outro, podendo ser por outorga (transferência de titularidade) ou por colaboração (parcerias). 2. Desconcentração: Diz respeito à distribuição de competências dentro do mesmo ente público, ou seja, a criação de órgãos ou entidades que atuam em nome do ente central. 3. Privatização: Envolve a transferência de serviços públicos para a iniciativa privada. No caso apresentado, o município criou uma fundação pública de direito público e transferiu a ela a titularidade e a capacidade de execução de um serviço público. Isso caracteriza uma transferência de responsabilidades para uma entidade que ainda é pública, mas que atua de forma descentralizada. Analisando as alternativas: a) Descentralização por colaboração - Não se aplica, pois não se trata de uma parceria. b) Descentralização por outorga - Esta é a alternativa correta, pois houve a transferência da titularidade do serviço público para a fundação. c) Desconcentração por delegação - Não se aplica, pois não é uma delegação dentro do mesmo ente. d) Desconcentração funcional - Também não se aplica, pois não é uma distribuição interna de competências. e) Privatização - Não se aplica, pois a fundação é uma entidade pública. Portanto, a alternativa correta é: b) descentralização por outorga.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em matéria de contrato de desempenho, a Constituição da República dispõe que a autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta
não poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, por expressa vedação constitucional.
a) não poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, por expressa vedação constitucional.
b) não poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, exceto se houve prévia autorização legislativa, por meio de emenda à constituição.
c) poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, desde que haja prévia autorização do Ministério Público e do Tribunal de Contas.
d) poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre prazo de duração do contrato, vedada inovação legal sobre os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes, bem como a remuneração do pessoal.
e) poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre prazo de duração do contrato, os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes, bem como a remuneração do pessoal.

Mais conteúdos dessa disciplina