Logo Passei Direto
Buscar
A organização administrativa brasileira compreende a administração direta e indireta, estabelecendo as formas pelas quais Estado organiza suas atividades.
Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que compreende as características de uma descentralização por serviços.
a) ente local, geograficamente delimitado, é dotado de personalidade jurídica própria, de direito público, com capacidade administrativa genérica.
b) ente detém a titularidade e a execução do serviço, desempenhando serviço com independência em relação à pessoa que lhe deu vida.
c) Tipo de descentralização que ocorre nos Estados unitários, como França, Portugal e Bélgica.
d) Transferência da execução de determinado serviço público a pessoa jurídica de direito privado por meio de ato administrativo unilateral.
e) Poder Público delega a execução do serviço a pessoas jurídicas já constituídas com capital exclusivamente privado.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para identificar a alternativa que compreende as características de uma descentralização por serviços, vamos analisar cada uma das opções: a) Ente local, geograficamente delimitado, é dotado de personalidade jurídica própria, de direito público, com capacidade administrativa genérica. - Esta descrição se refere a entidades da administração indireta, mas não especificamente à descentralização por serviços. b) Ente detém a titularidade e a execução do serviço, desempenhando serviço com independência em relação à pessoa que lhe deu vida. - Esta opção descreve uma característica importante da descentralização por serviços, onde o ente descentralizado tem autonomia na execução do serviço. c) Tipo de descentralização que ocorre nos Estados unitários, como França, Portugal e Bélgica. - Esta opção não se refere especificamente à descentralização por serviços, mas sim a um contexto geográfico e político. d) Transferência da execução de determinado serviço público a pessoa jurídica de direito privado por meio de ato administrativo unilateral. - Esta opção descreve a delegação de serviços a entidades privadas, mas não é uma característica da descentralização por serviços em si. e) Poder Público delega a execução do serviço a pessoas jurídicas já constituídas com capital exclusivamente privado. - Esta opção também se refere à delegação a entidades privadas, mas não caracteriza a descentralização por serviços. Após essa análise, a alternativa que melhor se encaixa nas características de uma descentralização por serviços é: b) Ente detém a titularidade e a execução do serviço, desempenhando serviço com independência em relação à pessoa que lhe deu vida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em matéria de contrato de desempenho, a Constituição da República dispõe que a autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta
não poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, por expressa vedação constitucional.
a) não poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, por expressa vedação constitucional.
b) não poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, exceto se houve prévia autorização legislativa, por meio de emenda à constituição.
c) poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, desde que haja prévia autorização do Ministério Público e do Tribunal de Contas.
d) poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre prazo de duração do contrato, vedada inovação legal sobre os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes, bem como a remuneração do pessoal.
e) poderá ser ampliada mediante contrato a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre prazo de duração do contrato, os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes, bem como a remuneração do pessoal.

Mais conteúdos dessa disciplina