Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Na esfera judicial, o parecer técnico serve para subsidiar o juiz e as partes, bem como para analisar de forma técnica e científica o laudo pericial contábil. Na esfera extrajudicial, serve o parecer técnico para subsidiar as partes nas suas tomadas de decisões. E, na esfera arbitral, subsidiará o árbitro e as partes nas suas tomadas de decisão.
Com base nas informações apresentadas, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) O juiz, se considerar o parecer técnico contábil insuficiente, poderá dispensar o perito e o assistente e recomeçar o processo com outra equipe, bem como novos prazos e negociações.
( ) O parecer técnico é uma peça escrita na qual o contador deve registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam a demanda.
( ) Os casos onde o parecer técnico-contábil for contrário às posições do laudo pericial contábil, o perito-assistente técnico deve fundamentar suas manifestações, registrando, no parecer técnico-contábil, os estudos, as pesquisas, as diligências ou as buscas de elementos de prova necessários para a conclusão dos seus trabalhos.
( ) A legislação vigente aponta que o perito judicial é o único responsável pela oferta de parecer pericial contábil, ou seja, é o único profissional que detém as informações para atuar por meio de trabalho próprio, sua opinião técnica, crítica ou concordante, a respeito do laudo pericial contábil oferecido pelo perito judicial.
A V, F, F, V.
B V, V, V, F.
User badge image
Questões Para o Saber

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: ( ) O juiz, se considerar o parecer técnico contábil insuficiente, poderá dispensar o perito e o assistente e recomeçar o processo com outra equipe, bem como novos prazos e negociações. É verdadeira (V). O juiz tem a autoridade para considerar um parecer insuficiente e pode solicitar uma nova perícia, se necessário. ( ) O parecer técnico é uma peça escrita na qual o contador deve registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam a demanda. É verdadeira (V). O parecer técnico deve ser detalhado e abranger todos os aspectos relevantes da perícia. ( ) Os casos onde o parecer técnico-contábil for contrário às posições do laudo pericial contábil, o perito-assistente técnico deve fundamentar suas manifestações, registrando, no parecer técnico-contábil, os estudos, as pesquisas, as diligências ou as buscas de elementos de prova necessários para a conclusão dos seus trabalhos. É verdadeira (V). O perito-assistente deve justificar suas conclusões e apresentar evidências que sustentem sua posição. ( ) A legislação vigente aponta que o perito judicial é o único responsável pela oferta de parecer pericial contábil, ou seja, é o único profissional que detém as informações para atuar por meio de trabalho próprio, sua opinião técnica, crítica ou concordante, a respeito do laudo pericial contábil oferecido pelo perito judicial. É falsa (F). Embora o perito judicial tenha um papel importante, o perito-assistente também pode oferecer pareceres e opiniões sobre o laudo. Portanto, a sequência correta é: V - V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a B) V, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O planejamento envolve o serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes. Sobre a perícia, planejamento é a fase na qual o perito analisa os autos a serem periciados, verifica a existência de documentos necessários para a realização da perícia, ou diligência.
Com base no texto apresentado, julgue os conceitos de planejamento de perícia nas afirmativas a seguir:
I. A etapa de planejamento tem vários fatores positivos, entre eles, como elaborar um cronograma de execução para atender prazos, avaliar os custos da perícia, verificar a necessidade de equipe técnica.
II. A perícia deve ser planejada cuidadosamente, com vista ao cumprimento do prazo, inclusive o da legislação relativa ao laudo pericial ou parecer técnico, sendo o planejamento, a etapa do trabalho na qual o perito estabelecerá as diretrizes e a metodologia a serem aplicadas.
III. O planejamento da perícia contábil já tem início com a leitura do processo, momento em que o perito desenvolverá os chamados “papéis de trabalho”, que consiste em transcrever na pasta virtual relativa ao processo aquilo que de mais importante foi identificado quando essa atividade foi desenvolvida nos autos do processo.
IV. O trabalho de perícia poderá sofrer alterações do prazo planejado em função de outros compromissos profissionais e particulares do perito. Nesse caso, a cada necessidade de prorrogação, o perito informa ao juiz quanto tempo mais necessita além do planejado, sendo o juiz, obrigado a acatar e adequar o novo prazo ao processo.
A I, apenas.
B II e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D III e IV, apenas.

O laudo deve contemplar o resultado alcançado por meio de elementos de prova inclusos nos autos ou arrecadados em diligências que o perito tenha efetuado, por intermédio de peças contábeis e quaisquer outros documentos, tipos e formas (item 43, NBC TP 01 (R1) (BRASIL, 2020a). As Normas Brasileiras de Contabilidade apresentam algumas terminologias específicas para os laudos periciais.
Com base no texto apresentado e as terminologias utilizadas no laudo pericial, avalie as afirmativas a seguir:
I. Uma das terminologias no laudo pericial contábil é o critério. É a faculdade que tem o perito de distinguir como proceder em torno dos fatos alegados para decidir as diretrizes e os procedimentos que deve seguir na elaboração do trabalho pericial.
II. Uma das terminologias no laudo pericial contábil é o resumo dos autos. O relato ou a transcrição sucinta, de forma que resulte em leitura compreensiva dos fatos relatados sobre as questões básicas, que resultaram na nomeação ou na contratação do perito.
III. Uma das terminologias no laudo pericial contábil é a forma circunstanciada. Trata-se da redação pormenorizada e efetuada com cautela em relação aos procedimentos e aos resultados obtidos no trabalho pericial. Síntese do objeto da perícia: definir de forma clara o propósito ou a finalidade da perícia.
IV. Uma das terminologias no laudo pericial contábil é a diligência. Lato sensu: todos os atos adotados pelo perito, inclusive, comunicações às partes e a seus assistentes, na busca de documentos, coisas, dados e informações e outros elementos de prova necessários à elaboração do trabalho pericial; Stricto sensu: o trabalho de campo na busca de elementos necessários que não estejam juntados aos autos.
A I, II e III, apenas.
B I, II, III e IV.
C III e IV, apenas.
D II e IV, apenas.

Os atos preparatórios da perícia envolvem tudo aquilo que precede e decorre da nomeação do perito pelo magistrado. Apontamentos sobre os atos preparatórios envolvem nomeação e indicações do perito e do(s) assistente(s); os motivos e decorrências da nomeação e das indicações; os fundamentos da nomeação, das indicações e das situações decorrentes. Nesse processo, o perito precisa decidir se aceita ou declina da função.
Com base no texto, identifique a alternativa que trata de atos preparatórios:
A Sobre o ato preparatório, o perito precisa construir um documento comprovando que compreendeu o caso para que tenha direito a assumir a função.
B Sobre os atos preparatórios, o perito pode acessar o processo no sistema eletrônico e/ou retirar os autos do cartório ou secretaria para inteirar-se de seu conteúdo, ou pedir vistas nos autos no próprio juízo.
C Sobre atos preparatórios, o perito passa pelo processo de análise do caso reunindo-se com as partes e com o juiz, para, finalmente, decidir se é interessante aceitar a função.
D Sobre atos preparatórios, o perito tem que decidir se aceita ou se escusa da função para a qual foi nomeado com base em uma declaração que o juiz concede explicando o caso.

O perito deve elaborar o laudo e o parecer, utilizando-se do vernáculo, sendo admitidas apenas palavras ou expressões idiomáticas de outras línguas de uso comum nos tribunais judiciais ou extrajudiciais (item 42 da NBC TP 01 (R1) (BRASIL, 2020). O laudo deve contemplar o resultado alcançado por meio de elementos de prova inclusos nos autos ou arrecadados em diligências que o perito tenha efetuado, por intermédio de peças contábeis e quaisquer outros documentos, tipos e formas (item 43, NBC T01 (R1) (BRASIL, 2020).
Com base no texto apresentado, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso:
( ) O laudo deve conter, entre outros itens, de acordo com o item 53 da NBC TP01 (R1), a síntese do objeto da perícia, o resumo dos autos e a análise técnica e/ou científica realizada pelo perito.
( ) O laudo deve conter, entre outros itens, de acordo com o item 53 da NBC TP01 (R1), o método científico adotado para os trabalhos periciais, demonstrando as fontes doutrinárias deste e suas etapas, o relato das diligências realizadas e a transcrição dos quesitos e suas respectivas respostas conclusivas para o laudo pericial contábil.
( ) O laudo deve conter, entre outros itens, de acordo com o item 53 da NBC TP01 (R1), a hipótese formulada pelo perito, a situação problema formulada pelo assistente e a metodologia utilizada para detectar a veracidade das provas empregadas na conclusão.
( ) O laudo deve conter, entre outros itens, de acordo com o item 53 da NBC TP01 (R1), a sinestesia do cenário no qual foi concluída e a fundamentação teórica do problema identificado.
A V, V, V, F.
B V, V, F, F.
C V, F, F, V.
D F, V, V, F.

O cálculo – justo e coerente – dos honorários pode ser uma dificuldade do perito, haja vista, que há muitas atividades envolvidas em uma perícia como planejamento inicial dos trabalhos, retirada e entrega dos autos, leitura e interpretação do processo, abertura de papéis de trabalho, elaboração de petições, realização de diligências e exame de documentos, pesquisa e exame de livros e de documentos técnicos, realização de cálculos, simulações e análises de resultados, laudos interprofissionais, preparação de anexos e montagem do laudo, reuniões com peritos-assistentes ou com as partes (quando for o caso), redação do laudo entre outros. Sobre a elaboração da proposta dos honorários, conforme orientação das Normas Brasileiras de Contabilidade PP 01 (R1), há fatores a serem considerados no processo.
Considerando o texto apresentado e os fatores indicados pela NBC PP 01 (R1), avalie as afirmativas a seguir:
I. A periodicidade se refere ao número de tentativas para a realização do trabalho e dificuldade de acesso aos documentos comprobatórios decorrente do tempo e distância nas quais podem estar arquivados, sobretudo, os digitalizados antes do início do processo, fundamentais para o bom andamento da perícia.
II. A relevância corresponde à importância da perícia no contexto social e sua essencialidade para dirimir as dúvidas de caráter técnico-contábil, suscitadas em demanda judicial ou extrajudicial. O vulto é o valor da causa no que se refere ao objeto da perícia, à dimensão determinada pelo volume de trabalho e à abrangência pelas áreas de conhecimento técnico envolvidas.
III. O risco pode ser entendido como a possibilidade do não recebimento integral dos honorários periciais, o tempo necessário ao recebimento, bem como a antecipação das despesas necessárias à execução do trabalho. Igualmente, devem ser levadas em consideração as implicações cíveis, penais, profissionais e outras de caráter específico a que poderá estar sujeito o perito-contador.
IV. A complexidade se refere à dificuldade técnica para a realização do trabalho pericial em decorrência do grau de especialização exigido, à dificuldade em obter os elementos necessários para a fundamentação do laudo pericial contábil e ao tempo transcorrido entre o fato a ser periciado e a realização da perícia judicial. Deve, ainda, ser considerado também o ineditismo da matéria periciada.
A II e III, apenas.
B I, II e III, apenas.
C II, III e IV, apenas.
D I e IV, apenas.

Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC TP 01 (R1) – os laudos periciais apresentam algumas terminologias específicas. O laudo deve contemplar o resultado alcançado por meio de elementos de prova incluídos nos autos ou arrecadados em diligências que o perito tenha efetuado, por intermédio de peças contábeis e quaisquer outros documentos, tipos e formas.
Considerando o texto apresentado versa sobre terminologias no laudo pericial contábil, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso:
( ) Uma das terminologias no laudo pericial contábil é o critério. É a faculdade que tem o perito de distinguir como proceder em torno dos fatos alegados para decidir as diretrizes e os procedimentos que deve seguir na elaboração do trabalho pericial.
( ) Uma das terminologias no laudo pericial contábil é o método. É um procedimento de análise técnica e/ou científica de valoração dos elementos probantes que instruíram a demanda, predominantemente aceito pelos especialistas da área do conhecimento do qual se originou.
( ) Uma das terminologias no laudo pericial contábil é a conclusão. É a exposição sintética da matéria fática constatada, indicando o suporte técnico-científico que justifica as conclusões a que chegou o perito ou o assistente técnico.
( ) Uma das terminologias no laudo pericial contábil é a forma redundante. Trata-se da redação apresentada de várias formas diferentes, dizendo a mesma coisa, visando fornecer dados detalhados do que se deseja apresentar.
A F, V, V, F.
B V, V, F, F.
C V, V, V, F.
D V, F, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina