Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

PUC-MINAS

Durante o acompanhamento de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Auxiliar de Apoio ao Educando (AAE) percebeu que seus registros no diário de bordo estavam centrados em descrições como: “Estava impossível hoje”, “Não colaborou na atividade” ou “Ficou muito teimoso no recreio”. Após participar de uma formação sobre linguagem profissional e observação qualificada, o AAE passou a refletir sobre os objetivos dos registros no diário de bordo como instrumento técnico, ético e pedagógico de continuidade.

Considerando o texto acima, qual das ações abaixo representa uma mudança consistente com relação aos registros no diário de bordo na prática do AAE?


Questão 10

Resposta


A.

Reformular os registros utilizando uma linguagem mais branda, com foco na empatia, para humanizar os relatos sobre o estudante.

B.

Priorizar nos registros, os episódios mais críticos do comportamento do estudante, descrevendo-os com detalhes que ilustrem sua intensidade.

C.

Reorganizar os registros com base na descrição objetiva das situações, incluindo antecedentes, estratégias aplicadas e respostas observáveis.

D.

Evitar registrar comportamentos desafiadores, dando ênfase aos momentos de sucesso, para valorizar os avanços do estudante.

User badge image
simone cunha

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Para responder a essa questão, precisamos analisar as opções à luz do que foi apresentado no texto. O Auxiliar de Apoio ao Educando (AAE) percebeu que seus registros estavam muito centrados em descrições negativas e, após a formação, passou a refletir sobre a importância de uma abordagem mais técnica, ética e pedagógica. Vamos analisar as alternativas: A. Reformular os registros utilizando uma linguagem mais branda, com foco na empatia, para humanizar os relatos sobre o estudante. - Essa opção é positiva, mas não aborda a necessidade de uma descrição técnica e objetiva. B. Priorizar nos registros, os episódios mais críticos do comportamento do estudante, descrevendo-os com detalhes que ilustrem sua intensidade. - Essa abordagem pode ser contraproducente, pois foca apenas nos comportamentos negativos. C. Reorganizar os registros com base na descrição objetiva das situações, incluindo antecedentes, estratégias aplicadas e respostas observáveis. - Esta opção é a mais alinhada com a proposta de uma observação qualificada e técnica, pois busca entender o contexto e as respostas do estudante. D. Evitar registrar comportamentos desafiadores, dando ênfase aos momentos de sucesso, para valorizar os avanços do estudante. - Embora valorizar os avanços seja importante, ignorar comportamentos desafiadores pode levar a uma falta de compreensão das necessidades do estudante. A opção que representa uma mudança consistente e que se alinha com a prática reflexiva e técnica do AAE é: C. Reorganizar os registros com base na descrição objetiva das situações, incluindo antecedentes, estratégias aplicadas e respostas observáveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina