na avaliação dos dados antropométricos da criança o profissional enfermeiro deve ter habilidades e conhecer parâmetros sobre perímetro cefálico, peso, comprimento, altura e índice de massa corporal (IMC). Qualquer medidas fora dos parâmetros nesta etapa pode indicar problemas no desenvolvimento da criança.
De acordo com os estudos dos dados antropométricos avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O peso da criança deve ser aferido utilizando uma balança adequada ao tamanho e a idade da criança. Ao realizar o procedimento, o profissional enfermeiro deve deixar a criança com o mínimo de roupa possível, se atentando para adequação do local em relação à privacidade e temperatura.
PORQUE
II. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para se avaliar o Índice de Massa Corporal é necessário que o peso em quilogramas seja dividido pela altura elevada ao quadrado em metros.
A respeito dessas asserções, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Ed
anteontem
Vamos analisar as asserções: I. O peso da criança deve ser aferido utilizando uma balança adequada ao tamanho e à idade da criança. Ao realizar o procedimento, o profissional enfermeiro deve deixar a criança com o mínimo de roupa possível, se atentando para adequação do local em relação à privacidade e temperatura. Essa asserção é verdadeira, pois descreve corretamente o procedimento adequado para a pesagem de crianças. II. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para se avaliar o Índice de Massa Corporal é necessário que o peso em quilogramas seja dividido pela altura elevada ao quadrado em metros. Essa asserção também é verdadeira, pois descreve corretamente a fórmula para calcular o IMC. Agora, vamos verificar a relação entre as asserções: A asserção I fala sobre a forma correta de medir o peso da criança, enquanto a asserção II fornece informações sobre como calcular o IMC. Ambas são verdadeiras, mas a II não justifica a I, pois a I trata da pesagem e a II trata do cálculo do IMC. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.