Uma constante dúvida dos gestores do negócio é saber se os colaboradores estão sobrecarregados e realizando as atividades que são pertinentes. Para isso, o especialista em OSM (Organização, Sistema e Métodos) pode utilizar o Quadro de Distribuição de Trabalho (QDT). Por meio de um diagnóstico as atividades são listadas visando verificar a carga de trabalho necessária. Com isso, pode servir até para a Política de Cargos da organização. Investir tempo permite ter uma visão global das atividades dos departamentos. Para isso, é necessário investir na coleta de dados e na listagem das atividades para usufruir dos benefícios como visão panorâmica das tarefas, análise comparativa das tarefas, verificar se a capacitação está sendo utilizada, equilíbrio no volume de trabalho, grau de especialização das tarefas, critério para a distribuição do trabalho e estabelecer a situação ideal para racionalizar a distribuição das tarefas.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Quadro de Distribuição de Tarefas é importante de ser realizado quando se deseja fazer um diagnóstico para otimizar as atividades
PORQUE
II. Os benefícios permitem analisar, equilibrar e redistribuir as atividades além de permitir uma visão global das atividades dos departamentos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Ed
ontem
Vamos analisar as asserções: I. O Quadro de Distribuição de Tarefas é importante de ser realizado quando se deseja fazer um diagnóstico para otimizar as atividades. Essa afirmação é verdadeira, pois o QDT é uma ferramenta que ajuda a diagnosticar e otimizar a distribuição de tarefas. II. Os benefícios permitem analisar, equilibrar e redistribuir as atividades além de permitir uma visão global das atividades dos departamentos. Essa afirmação também é verdadeira, pois os benefícios do QDT incluem a análise e redistribuição das atividades, proporcionando uma visão panorâmica. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções. A asserção II explica os benefícios que justificam a importância da asserção I, ou seja, a II é uma justificativa correta da I. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.