"Quando chegaram à América, os portugueses se depararam com os tupis, ocupando quase que integralmente a imensa costa brasileira, sobretudo a região compreendida entre os atuais estados de São Paulo e do Ceará, ao passo que os guaranis estavam concentrados ao sul, nas regiões aproximadamente onde hoje se localizam os litorais de São Paulo e Rio Grande do Sul. Além dos Tupis e dos Guaranis, haviam outros povos, dentre os quais podemos destacar os Jê, Karib, Pano, Tukano e Aruák, situados mais no interior da América portuguesa. Todos esses povos possuíam costumes e cultura própria. Por se diferenciarem dos tupis, foram denominados por eles, genericamente, de tapuias.
[...]
A unidade entre os maias nem sempre foi a sua característica principal. Eles, por exemplo, não estavam unidos por um único idioma, tanto que os atuais remanescentes dos maias são identificados por falarem seis dialetos principais, os quais, às vezes, são similares entre si, mas, em muitos casos, apresentam variações significativas. Entre os seus registros, merecem destaque as inscrições estampadas nas paredes de templos e palácios. Boa parte de tais textos já foi decifrada e destacam, geralmente, a história das dinastias maias, as guerras e incursões contra as cidades rivais, bem como o sacrifício de inimigos como forma de agradecimento aos deuses. [...]
[...] astecas e incas protagonizaram as cenas dos mais significativos e sólidos impérios pré-colombianos. Em ambos, a centralização político-administrativa é surpreendente. Entretanto, dentre os astecas, havia uma maior autonomia das cidades pertencentes à confederação, fator que impossibilitou a unificação total da Mesoamérica. A preocupação principal residia em cobrar tributos em gêneros das cidades, além de fomentar o comércio a longas distâncias, fatores que deram certo prestígio à propriedade privada e atenderam aos anseios dos grupos dirigentes. Muito provavelmente, as exigências em relação ao trabalho foram menos intensas do que no caso inca, o que facilitou a relativa liberdade das cidades que formavam a confederação asteca. De modo distinto, o império inca vivenciou a intensa presença governamental a partir de Cuzco. Essa característica facilitou ao poder central expandir o trabalho coletivo sobre as comunidades aldeãs existentes em seu território de atuação, além de restringir o comércio em prol das práticas de redistribuição e, consequentemente, obstruir a formação de propriedades particulares".
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Os maias organizaram-se em cidades-Estado e desenvolveram tecnologias nas áreas da engenharia, da matemática e da astronomia, assim como destacaram-se na arte da escultura e cerâmica e aperfeiçoaram um sistema de escrita.
II. Para os astecas, o comércio era uma atividade importante e, no mercado de Tlatelolco, eram trocadas mercadorias como pedras preciosas, plumas, sal, mel, conchas, pérolas, animais, produtos agrícolas e artesanais.
III. Os incas não desenvolveram técnicas de construção, e não há vestígios materiais dessa civilização.
IV. No Brasil viviam diferentes povos, como os povos Tupi, Guarani, Jê, Karib, Pano, Tukano e Aruák. Cada um desses povos tinha sua própria organização social.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. Os maias organizaram-se em cidades-Estado e desenvolveram tecnologias nas áreas da engenharia, da matemática e da astronomia, assim como destacaram-se na arte da escultura e cerâmica e aperfeiçoaram um sistema de escrita. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. II. Para os astecas, o comércio era uma atividade importante e, no mercado de Tlatelolco, eram trocadas mercadorias como pedras preciosas, plumas, sal, mel, conchas, pérolas, animais, produtos agrícolas e artesanais. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta. III. Os incas não desenvolveram técnicas de construção, e não há vestígios materiais dessa civilização. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois os incas são conhecidos por suas impressionantes técnicas de construção, como as famosas construções de pedra em Machu Picchu e outras cidades. IV. No Brasil viviam diferentes povos, como os povos Tupi, Guarani, Jê, Karib, Pano, Tukano e Aruák. Cada um desses povos tinha sua própria organização social. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas as afirmativas verdadeiras: - Alternativa 1: I e II, apenas. (Correta) - Alternativa 2: I e III, apenas. (Incorreta, III é falsa) - Alternativa 3: I, II e IV, apenas. (Correta) - Alternativa 4: I, III e IV, apenas. (Incorreta, III é falsa) - Alternativa 5: I, II, III e IV. (Incorreta, III é falsa) As alternativas corretas são a 1 e a 3. No entanto, como a questão pede a alternativa que contém todos os itens verdadeiros, a melhor escolha é a Alternativa 3: I, II e IV, apenas.