Para Vygotsky (2000), a criança aprende quando interage e se apropria dos conteúdos que propiciam o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Nesse percurso, a língua materna contribui na promoção e nos avanços das capacidades cognitivas, estabelecendo a comunicação e a interação entre os homens. Para que isso aconteça, que o ensino da língua faça sentido aos educandos?
Alternativas:
A) As estratégias de ensino devem focar as situações do cotidiano de uso da leitura e escrita.
B) Todas as atividades desenvolvidas na escola devem priorizar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos a respeito da linguagem escrita.
C) O trabalho educativo voltado para a própria construção do conhecimento pelos alunos garante os avanços no processo de alfabetização.
D) Todo trabalho realizado com empenho e vontade do professor alcança o sucesso na alfabetização dos alunos, não importa o método de ensino.
E) Os alunos precisam estar imersos em situações de leitura e escrita significativas direcionadas pelo trabalho educativo organizado.
Ed
há 2 semanas
Para que o ensino da língua faça sentido aos educandos, a alternativa mais adequada é: E) Os alunos precisam estar imersos em situações de leitura e escrita significativas direcionadas pelo trabalho educativo organizado. Essa opção destaca a importância de experiências relevantes e contextualizadas para o aprendizado da língua, alinhando-se à perspectiva de Vygotsky sobre a interação e a apropriação do conhecimento.