Logo Passei Direto
Buscar

Pediatria

Outros
Considerando as particularidades do choque séptico, analise as assertivas a seguir:
Quais estão corretas?
I. O seu substrato fisiopatológico envolve componentes distributivos, hipovolêmicos e cardiogênicos.
II. O componente distributivo é o responsável pela fase hiperdinâmica inicial e pelos sinais clínicos precoces.
III. O tratamento é determinado pela evolução. Inicia com expansão volumétrica, necessitando frequentemente suporte hemodinâmico medicamentoso.
A) Apenas I e II.
B) Apenas I e III.
C) Apenas II e III.
D) I, II e III.
User badge image
Praticando Para o Saber

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada assertiva sobre o choque séptico: I. O seu substrato fisiopatológico envolve componentes distributivos, hipovolêmicos e cardiogênicos. Falso. O choque séptico é caracterizado principalmente por um componente distributivo, resultante da vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular, mas não envolve hipovolemia e cardiogênico como substratos principais. II. O componente distributivo é o responsável pela fase hiperdinâmica inicial e pelos sinais clínicos precoces. Verdadeiro. O componente distributivo é realmente responsável pela fase hiperdinâmica, onde há aumento do débito cardíaco e sinais clínicos como taquicardia e flushing. III. O tratamento é determinado pela evolução. Inicia com expansão volumétrica, necessitando frequentemente suporte hemodinâmico medicamentoso. Verdadeiro. O tratamento do choque séptico geralmente começa com a expansão volumétrica e pode incluir suporte hemodinâmico com medicamentos. Com base na análise, a assertiva I é falsa, enquanto II e III são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: C) Apenas II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na lesão renal aguda induzida pela sepse, alguns fenômenos patogênicos ocorrem e têm implicações para o tratamento.
Uma das implicações é:
A A redução do fluxo sanguíneo renal.
B O aumento da densidade capilar.
C O aumento da resistência vascular periférica.
D A vasodilatação sistêmica e renal.

Em relação aos critérios atuais para o diagnóstico de sepse, marque a assertiva correta:
A) Um dos critérios diagnósticos de sepse é a identificação da disfunção orgânica por meio do quick-SOFA, utilizado por sua praticidade e sensibilidade e especificidade elevadas. B) A presença de disfunção em um único órgão ou sistema, mesmo que na suspeita de infecção, não fecha critério para o diagnóstico de sepse. C) O escore SOFA não deve ser utilizado em pacientes com disfunção orgânica prévia, devendo-se utilizar os critérios de síndrome de resposta inflamatória sistêmica. D) O critério operacional para definição de disfunção orgânica é a variação de dois pontos no escore SOFA, que leva em conta a disfunção respiratória, hematológica, hepática, cardiovascular, neurológica e renal.
A) Um dos critérios diagnósticos de sepse é a identificação da disfunção orgânica por meio do quick-SOFA, utilizado por sua praticidade e sensibilidade e especificidade elevadas.
B) A presença de disfunção em um único órgão ou sistema, mesmo que na suspeita de infecção, não fecha critério para o diagnóstico de sepse.
C) O escore SOFA não deve ser utilizado em pacientes com disfunção orgânica prévia, devendo-se utilizar os critérios de síndrome de resposta inflamatória sistêmica.
D) O critério operacional para definição de disfunção orgânica é a variação de dois pontos no escore SOFA, que leva em conta a disfunção respiratória, hematológica, hepática, cardiovascular, neurológica e renal.

Mais conteúdos dessa disciplina