Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
I. Os direitos reais sobre imóveis e as ações que os asseguram, bem como o direito à sucessão aberta são considerados bens imóveis para efeitos legais.
II. Os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem perdem o caráter de bem imóvel.
III. Universalidade de direito é o complexo de relações jurídicas de uma pessoa, dotadas de valor econômico.
IV. Os bens naturalmente divisíveis não podem tornar-se indivisíveis por determinação legal ou pela vontade das partes.
a. A União é uma pessoa de direito público externo, uma vez que possui função de representação do Estado brasileiro no âmbito internacional.
b. As alterações do ato constitutivo das pessoas jurídicas de direito privado devem ser objeto de registro público.
c. As pessoas jurídicas de direito privado passam a existir legalmente quando da inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo.
d. Não se pode falar em proteção dos direitos da personalidade de pessoas jurídicas, uma vez que tais direitos são intrínsecos às pessoas naturais, tendo em vista suas especificidades.
e. As pessoas jurídicas de direito público não têm o dever de indenizar terceiros por danos causados por seus agentes se estes agirem com dolo.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os direitos reais sobre imóveis e as ações que os asseguram, bem como o direito à sucessão aberta são considerados bens imóveis para efeitos legais. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os direitos reais sobre imóveis são, de fato, considerados bens imóveis. II. Os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem perdem o caráter de bem imóvel. Falso, materiais que estão provisoriamente separados para reemprego em um prédio ainda mantêm o caráter de bem imóvel. III. Universalidade de direito é o complexo de relações jurídicas de uma pessoa, dotadas de valor econômico. Verdadeiro, essa definição está correta, pois a universalidade de direito refere-se ao conjunto de direitos e obrigações que têm valor econômico. IV. Os bens naturalmente divisíveis não podem tornar-se indivisíveis por determinação legal ou pela vontade das partes. Falso, bens divisíveis podem sim se tornar indivisíveis por acordo das partes ou por determinação legal. Agora, vamos analisar as alternativas: a. A União é uma pessoa de direito público externo, uma vez que possui função de representação do Estado brasileiro no âmbito internacional. Falso, a União é uma pessoa de direito público interno. b. As alterações do ato constitutivo das pessoas jurídicas de direito privado devem ser objeto de registro público. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. c. As pessoas jurídicas de direito privado passam a existir legalmente quando da inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. d. Não se pode falar em proteção dos direitos da personalidade de pessoas jurídicas, uma vez que tais direitos são intrínsecos às pessoas naturais, tendo em vista suas especificidades. Falso, pessoas jurídicas também têm direitos da personalidade, embora de forma diferente das pessoas naturais. e. As pessoas jurídicas de direito público não têm o dever de indenizar terceiros por danos causados por seus agentes se estes agirem com dolo. Falso, em geral, as pessoas jurídicas de direito público podem ser responsabilizadas por atos de seus agentes, mesmo que estes ajam com dolo. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I, III, b e c. No entanto, como a pergunta pede a alternativa que contém todos os itens verdadeiros, a resposta correta é: b) As alterações do ato constitutivo das pessoas jurídicas de direito privado devem ser objeto de registro público.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir das informações apresentadas e de seu conhecimento, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) A criação, organização, estruturação interna e funcionamento das organizações religiosas são livres. Sendo vedado ao poder público negar reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessários ao funcionamento dessas entidades.
( ) A desconsideração da personalidade jurídica é possível para que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares de administradores ou sócios da pessoa jurídica beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso da personalidade jurídica.
( ) Os partidos políticos são considerados pessoas jurídicas de direito público devido sua importância no sistema democrático.
( ) Associação, pessoa jurídica de direito privado, constitui-se pela dotação especial de bens livres, através de escritura pública ou testamento, com a especificação do fim a que se destina.
a. da pessoa natural que não tenha residência habitual é o lugar onde for encontrada.
b. necessário do servidor público será o lugar que indicar no ato de posse no cargo público.
c. é sempre livremente determinado pela pessoa natural.
d. da pessoa que tiver diversas residências, onde viva alternadamente, será aquele onde primeiro fixou moradia.
e. do preso será onde residia anteriormente ao início do cumprimento da sentença.

Mais conteúdos dessa disciplina