Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Carlos Henrique Bezerra Leite (2021, p. 490), “o recurso de embargos de divergência, assim como o recurso de revista, tem natureza extraordinária e fundamentação vinculada. Há, inclusive, alguns pontos de similitude entre essas duas espécies recursais, na medida em que um dos objetivos da revista é uniformizar a jurisprudência externa ao TST, superando as divergências entre os Tribunais Regionais, enquanto o escopo dos embargos de divergência reside na uniformização jurisprudencial interna no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho.”
Assinale a alternativa que se mostra IMPERTINENTE à interposição dos embargos de divergência:
A. Em face de decisão contrária à súmula vinculante do STF.
B. Em face de decisão contrária à súmula do TST.
C. Em face de decisão contrária à orientação jurisprudencial do TST.
D. Em face de decisão contrária à súmula do STF.
E. Em face de decisões das turmas que divergirem entre si.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação à interposição dos embargos de divergência. Os embargos de divergência são utilizados para uniformizar a jurisprudência interna do Tribunal Superior do Trabalho (TST) quando há decisões divergentes entre suas turmas. Portanto, eles são cabíveis em situações onde há divergência entre decisões do TST. Vamos analisar as alternativas: A. Em face de decisão contrária à súmula vinculante do STF. - Esta alternativa é pertinente, pois embargos de divergência não são cabíveis contra decisões que desrespeitam súmulas vinculantes do STF. B. Em face de decisão contrária à súmula do TST. - Esta alternativa é pertinente, pois embargos de divergência podem ser interpostos contra decisões que contrariam súmulas do TST. C. Em face de decisão contrária à orientação jurisprudencial do TST. - Esta alternativa é pertinente, pois embargos de divergência podem ser interpostos contra decisões que contrariam orientações jurisprudenciais do TST. D. Em face de decisão contrária à súmula do STF. - Esta alternativa é impertinente, pois embargos de divergência não são cabíveis contra decisões que desrespeitam súmulas do STF, já que o STF não é parte do TST. E. Em face de decisões das turmas que divergirem entre si. - Esta alternativa é pertinente, pois é exatamente para isso que os embargos de divergência são utilizados. Portanto, a alternativa que se mostra IMPERTINENTE à interposição dos embargos de divergência é: D. Em face de decisão contrária à súmula do STF.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para Carlos Henrique Bezerra Leite (2020, p. 594), “a petição inicial é, portanto, a peça inaugural do processo, sendo, também, apelidada de ‘peça exordial’, ‘peça vestibular’, ‘peça de ingresso’, ‘peça preambular’ ou, simplesmente, ‘inicial’. O adjetivo ‘inicial’ significa que é o primeiro requerimento dirigido pela parte à autoridade judiciária para, segundo os preceitos legais, iniciar o processo. No processo, há outras petições, como a petição do réu, a petição recursal, a petição do terceiro, as petições avulsas”.
São requisitos da reclamação trabalhista, EXCETO o que consta em:
a. O pedido certo, determinado e com indicação de seu valor.
b. A breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio.
c. A designação do juízo.
d. A data e a assinatura do reclamante ou de seu representante.
e. O rol de testemunhas.

Na última terça-feira, Maria Izabel recebeu notificação de que está sendo processada por sua ex-empregada Glória. Imediatamente, Maria Izabel procurou Waldemar, seu advogado trabalhista de confiança, para apresentar sua defesa escrita até:
a. 30 (trinta) dias da notificação.
b. 24 (vinte e quatro) horas da notificação.
c. a audiência.
d. 48 (quarenta e oito) horas da notificação.
e. 15 (quinze) dias da notificação.

Sobre a tempestividade dos recursos trabalhistas, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRA, ou F para FALSA:
I. O recurso de embargos no TST possui prazo de interposição de 5 (cinco) dias úteis.
II. Os entes da Fazenda Pública têm direito a prazo em dobro para razões e contrarrazões.
III. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por ter personalidade de pessoa jurídica de direito privado, não goza de prazo em dobro para recorrer.
a. F, F, F.
b. V, V, F.
c. V, V, V.
d. V, F, V.
e. F, V, F.

Madalena ajuizou reclamação trabalhista em face da empresa “Viagens e Passeios LTDA.” e postulou: férias + 1/3, adicional noturno, adicional de periculosidade, participação nos lucros e resultados, descanso semanal remunerado. Ao final, o juiz do trabalho proferiu sentença e condenou a empresa ao pagamento de quase todos os pleitos de Madalena, exceto acerca do adicional de periculosidade, que sequer mencionou na decisão judicial, ou seja, ficou silente sobre tal requerimento.
Diante da situação, Madalena deverá recorrer da sentença por meio de:
a. embargos no TST.
b. embargos de declaração.
c. apelação.
d. agravo de petição.
e. recurso de revista.

A 23ª Vara do Trabalho de São José do Rio Preto condenou a empresa “JK Bolos e Doces LTDA.” ao pagamento do montante de R$ 10.000,00 a título de direitos trabalhistas em atraso, assim como verbas rescisórias pagas a destempo. Sabendo-se que a empresa pretende recorrer da sentença porque não concorda com a condenação, qual o percentual de custas a serem recolhidas?
a. 2% (dois por cento) sobre a condenação.
b. 5% (cinco por cento) sobre a condenação.
c. 6% (seis por cento) sobre a condenação.
d. 8% (oito por cento) sobre a condenação.
e. 10% (dez por cento) sobre a condenação.

Mais conteúdos dessa disciplina