Logo Passei Direto
Buscar
No curso do quinto ano de vigência regular do contrato de trabalho, João sofreu acidente enquanto realizava sua atividade laboral, ficando, em conseqüência, incapacitado, temporariamente, para qualquer trabalho. Após dois anos de tratamento e reabilitação profissional, João pode finalmente voltar ao trabalho, mas as sequelas decorrentes do acidente não mais permitiram que ele realizasse as atividades anteriormente desempenhadas na empresa. Nessa situação:
Assinale a alternativa correta.
A) João receberá o auxílio-doença a partir do 16º dia de afastamento do trabalho, até a data em que voltar a trabalhar, quando, então, será aposentado por invalidez, por estar apenas parcialmente capaz.
B) João receberá o auxílio-doença a partir do 16º dia de afastamento do trabalho, até a data em que voltar a trabalhar, não tendo direito a qualquer benefício, a partir de então.
C) João receberá o auxílio-doença a partir do 16º dia de afastamento do trabalho, até a data em que voltar a trabalhar, após a interrupção do pagamento do auxílio-doença, João passará a receber o benefício do auxílio-acidente, que será pago concomitantemente com a remuneração devida pela empregadora.
D) João receberá o auxílio-acidente, posto que esta foi a razão de seu afastamento, pago na ordem de 91% do seu salário-de-benefício.
E) João não tem direito a nenhum benefício.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 7 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 dias

Vamos analisar as alternativas apresentadas com base na situação de João, que sofreu um acidente de trabalho e ficou incapacitado temporariamente. A) João receberá o auxílio-doença a partir do 16º dia de afastamento do trabalho, até a data em que voltar a trabalhar, quando, então, será aposentado por invalidez, por estar apenas parcialmente capaz. - Essa alternativa não está correta, pois a aposentadoria por invalidez não é automática e depende de avaliação médica. B) João receberá o auxílio-doença a partir do 16º dia de afastamento do trabalho, até a data em que voltar a trabalhar, não tendo direito a qualquer benefício, a partir de então. - Essa alternativa também não está correta, pois João pode ter direito a outros benefícios após o auxílio-doença. C) João receberá o auxílio-doença a partir do 16º dia de afastamento do trabalho, até a data em que voltar a trabalhar, após a interrupção do pagamento do auxílio-doença, João passará a receber o benefício do auxílio-acidente, que será pago concomitantemente com a remuneração devida pela empregadora. - Essa alternativa está correta. João receberá o auxílio-doença e, após a alta, poderá receber o auxílio-acidente, que é um benefício que complementa a remuneração. D) João receberá o auxílio-acidente, posto que esta foi a razão de seu afastamento, pago na ordem de 91% do seu salário-de-benefício. - Essa alternativa não está correta, pois o auxílio-acidente não é pago automaticamente durante o afastamento. E) João não tem direito a nenhum benefício. - Essa alternativa está incorreta, pois João tem direito ao auxílio-doença e, posteriormente, ao auxílio-acidente. Portanto, a alternativa correta é: C) João receberá o auxílio-doença a partir do 16º dia de afastamento do trabalho, até a data em que voltar a trabalhar, após a interrupção do pagamento do auxílio-doença, João passará a receber o benefício do auxílio-acidente, que será pago concomitantemente com a remuneração devida pela empregadora.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina