Logo Passei Direto
Buscar

Cultura Brasileira

Colégio Objetivo
Pense na seguinte situação: um professor do Ensino Fundamental I depara-se com estes versos no livro didático que está adotando no trabalho com a turma do 3º ano: A Borboleta.
O que esse professor deveria pensar e/ou fazer, segundo uma perspectiva que leve em conta as relações equitativas entre brancos e negros?
I. Deveria concluir que este poema colabora para reforçar o preconceito gerado pelos estereótipos que consideram negros e pardos como feios.
II. Poderia construir uma outra versão do poema, junto com as crianças, que desconstruísse tais estereótipos.
III. Deveria ignorar o poema, passando a trabalhar o próximo tópico do livro para não reforçar os estereótipos raciais com as crianças.
IV. Faria um debate sobre o teor preconceituoso do singelo poema, a fim de que as crianças pudessem perceber como são construídos os estereótipos e preconceitos raciais.
V. Deveria abandonar o uso daquele livro didático no próximo ano letivo, buscando um material que não apresentasse nenhuma forma de preconceito ou visão simplificadora ou estereotipada da realidade.
User badge image
diversidadeetnica

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. Deveria concluir que este poema colabora para reforçar o preconceito gerado pelos estereótipos que consideram negros e pardos como feios. Verdadeiro, essa conclusão é válida, pois muitos poemas e textos podem perpetuar estereótipos negativos. II. Poderia construir uma outra versão do poema, junto com as crianças, que desconstruísse tais estereótipos. Verdadeiro, essa é uma abordagem construtiva que promove a reflexão e a criatividade das crianças. III. Deveria ignorar o poema, passando a trabalhar o próximo tópico do livro para não reforçar os estereótipos raciais com as crianças. Falso, ignorar o poema não ajuda a resolver a questão dos estereótipos e preconceitos. IV. Faria um debate sobre o teor preconceituoso do singelo poema, a fim de que as crianças pudessem perceber como são construídos os estereótipos e preconceitos raciais. Verdadeiro, essa é uma abordagem educativa que promove a conscientização. V. Deveria abandonar o uso daquele livro didático no próximo ano letivo, buscando um material que não apresentasse nenhuma forma de preconceito ou visão simplificadora ou estereotipada da realidade. Embora essa ação possa ser válida, não é a única solução e pode não ser prática em todos os contextos. Analisando as afirmativas, as que estão corretas são II e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: não há uma alternativa correta que contenha todos os itens verdadeiros, mas as afirmativas II e IV são as mais adequadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

“Anjo Negro”, de Nelson Rodrigues, foi escrito em 1946. O dramaturgo, ao perceber o preconceito de que o negro é alvo na sociedade brasileira e também a existência de preconceito do negro em relação a outro da mesma cor, encontra motivação para escrever essa obra.
Das afirmações a seguir, retiradas do livro de Hélio Santos, qual se refere à situação vivida pelo protagonista do dramaturgo Nelson Rodrigues em sua peça de teatro “Anjo Negro”? Indique a alternativa correta.
a. “Em um sentido oposto da estrada, temos o próprio negro vindo com o racismo e o preconceito já introjetados.”
b. “Impedimento do progresso do negro.”
c. “Invisibilidade do negro”.
d. “Uma espécie de filtro contra as mais variadas manifestações discriminatórias.”
e. “No Brasil, os preconceitos são camuflados.”

Mais conteúdos dessa disciplina