Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A sociedade sofre suas transformações e os profissionais, inseridos nela, também. Durante muito tempo o/a pedagogo/a atuou somente no espaço escolar, objetivando o ajustamento do/a aluno/a à escola, à família ou sociedade, contudo este/a profissional busca participar da construção do cidadão.
Diante disso, no século XXI o que se exige desse profissional da educação?
a. A exigência é que o/a professor/a assegure a socialização das crianças apenas com os familiares e com algumas pessoas da equipe pedagógica.
b. A exigência é que o/a professor/a perceba que ter uma relação de vínculos afetivos com os/as alunos, desenvolvendo uma relação de afetividade e afinidade, pode trazer sérios danos para o desenvolvimento da criança.
c. A exigência é que o/a pedagogo/a realize ações dentro e fora da instituição escolar e traga os familiares para assumirem suas responsabilidades, sendo eles os influenciadores de novos conteúdos que serão trabalhados em sala de aula.
d. A exigência é que o profissional compreenda que sua função não está ligada apenas ao ser professor/a de conhecimentos científicos, mas ser responsável por um processo educativo que ensina para a vida social.
e. A exigência é que o/a pedagogo/a cumpra todas as orientações pedagógicas repassadas pelos órgãos competentes, para que o sujeito esteja preparado para realizar as avaliações.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a resposta correta sobre o que se exige do profissional da educação no século XXI: a) A exigência é que o/a professor/a assegure a socialização das crianças apenas com os familiares e com algumas pessoas da equipe pedagógica. - Esta opção é limitada, pois não considera a importância da socialização em um contexto mais amplo. b) A exigência é que o/a professor/a perceba que ter uma relação de vínculos afetivos com os/as alunos, desenvolvendo uma relação de afetividade e afinidade, pode trazer sérios danos para o desenvolvimento da criança. - Esta afirmação é contrária ao que se entende sobre a importância dos vínculos afetivos na educação. c) A exigência é que o/a pedagogo/a realize ações dentro e fora da instituição escolar e traga os familiares para assumirem suas responsabilidades, sendo eles os influenciadores de novos conteúdos que serão trabalhados em sala de aula. - Esta opção é válida, pois destaca a importância da participação da família e da atuação do pedagogo fora da escola. d) A exigência é que o profissional compreenda que sua função não está ligada apenas ao ser professor/a de conhecimentos científicos, mas ser responsável por um processo educativo que ensina para a vida social. - Esta opção também é muito relevante, pois enfatiza a função do educador como um formador de cidadãos e não apenas de transmissores de conhecimento. e) A exigência é que o/a pedagogo/a cumpra todas as orientações pedagógicas repassadas pelos órgãos competentes, para que o sujeito esteja preparado para realizar as avaliações. - Embora o cumprimento de orientações seja importante, essa opção não abrange a totalidade das exigências contemporâneas. Após essa análise, as opções c) e d) se destacam, mas a d) é a que melhor reflete a nova exigência do profissional da educação no século XXI, que é ir além do ensino de conteúdos científicos e se envolver no processo educativo de forma mais ampla. Portanto, a resposta correta é: d) A exigência é que o profissional compreenda que sua função não está ligada apenas ao ser professor/a de conhecimentos científicos, mas ser responsável por um processo educativo que ensina para a vida social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Trilla (2008), nos diz que a aproximação do contexto escolar com os espaços educativos não formais começou na segunda metade do século XX e de maneia mais significativa a partir da década de 60 do mesmo século.
Com qual finalidade surgem os espaços não formais?
a. Os espaços não escolares surgiram com a finalidade de expor que não há necessidade de um/a professor/a mediador/a para o processo de aprendizagem.
b. Os espaços não formais surgiram com a finalidade de retirar a obrigatoriedade da aprendizagem nos espaços escolares.
c. Os espaços não escolares surgiram com a finalidade de trazer a independência de aprendizagem para o próprio indivíduo.
d. Os espaços não formais surgiram com a finalidade de preservar o direito de educação para todos/as.
e. Os espaços não formais surgiram com a finalidade de demonstrar que a aprendizagem acontece apenas com situações lúdicas.

De acordo com os PCN’s- Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), o processo de aprendizagem não acontece apenas dentro da escola, é preciso que aconteça atividades extracurriculares, fora do espaço educativo, tais como: passeios, visitas a fábricas, cinema ou qualquer outro local.
O que estas ações irão possibilitar na aprendizagem do sujeito?
a. Essas ações irão dispersar as crianças e não trará nenhum benefício pedagógico para a aprendizagem.
b. Tais ações irão possibilitar a ampliação do conhecimento e a realização dos trabalhos escolares.
c. Irão possibilitar uma confusão cognitiva nas crianças, pois os conteúdos escolares são exclusivos da escola.
d. As ações irão dificultar o trabalho dos/as professores/as pois atualmente não é permitido sair com as crianças do ambiente escolar.
e. As ações propostas irão deixar claro para os familiares que a escola não é importante, desvalorizando o trabalho pedagógico exercido pelo/a professor/a.

No Brasil, o curso de Pedagogia começou na década de 1930 na USP e na UFPR. Neste momento os que concluíam o curso recebiam o diploma de bacharel em Pedagogia, sendo considerado um “técnico em educação”.
Seu campo de atuação não era especificado, porém, para ministrar aulas era necessário:
a. Ter certeza do campo de atuação e buscar auxiliar o desenvolvimento escolar de cada indivíduo.
b. Organizar o planejamento com fatos essenciais para o processo educativo das crianças.
c. Articular o Projeto Político Pedagógico da escola, buscando um trabalho coletivo no espaço escolar.
d. Cursar mais um ano de Didática, sendo Didática Geral e Didática Especial.
e. Estar preparado/a para conduzir as crianças até a escola, auxiliando na aprendizagem.

A educação para o século XXI descortina um cenário, com novas perspectivas para todo profissional que se insere no mercado de trabalho sob diversas abrangências, como nos mostra a própria sociedade.
Vive-se um momento de uma nova estrutura social a qual exige profissionais cada vez mais:
a. Criativos e dinâmicos para atuarem neste cenário atual.
b. Inovadores e organizados para atuarem neste cenário educacional.
c. Qualificados e preparados para atuarem neste cenário competitivo.
d. Críticos e técnicos para atuarem neste cenário profissional.
e. Competitivos e individualizados para atuarem neste cenário social.

A Pedagogia é um campo de conhecimento que possibilita um estudo sistemático da educação, uma prática educativa que está na sociedade como um dos ingredientes fundamentais da atividade humana.
Depois de muitos debates em âmbito nacional e posicionamentos dos/as profissionais pedagogos/as e de cursos de Pedagogia de inúmeras Universidades, qual documento foi aprovado para dar suporte ao curso de Pedagogia?
a. Parâmetros Curriculares do curso de Pedagogia.
b. Diretrizes do curso de Pedagogia.
c. Constituição do curso de Pedagogia.
d. Lei de Diretrizes e Bases do curso de Pedagogia.
e. Estatuto do curso de Pedagogia.

O/a pedagogo/a apresenta um novo modo de atuação, possibilitando assim uma reflexão mais aprofundada sobre sua atuação. Não podemos mais nos deter somente ao universo formal, mas buscar novas fontes de formação e de informação.
Hoje, de maneira mais detalhada, a dinâmica do conhecimento traz nova função para o/a pedagogo/a, qual é ela?
a. O/a pedagogo/a tem como função mediar todo o processo de ensino, tendo assim novas funções em sua atuação.
b. O/a pedagogo tem a função de construir alternativas de aprendizagem.
c. O/a pedagogo/a tem a função de produzir o conhecimento, apontando sempre para a necessidade da continuidade dos estudos do sujeito.
d. O/a pedagogo/a tem a função de exigir uma memorização dos conteúdos.
e. O/a pedagogo/a tem a função de preparar o indivíduo para o mercado de trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina