A prática dos assistentes sociais era de subalternidade, agiam como meros executores de políticas sociais, pois reproduziam um sentido de ordem na autocracia burguesa, agiam como mantedores da ordem e controle da sociedade. Com a reorganização da sociedade por parte do Estado, foram feitas mudanças no país que refletiram modificações ao cenário do Serviço Social em dois âmbitos: o da prática e da formação profissional". (VIANA; CARNEIRO; GONÇALVES, 2017. p. 2)
Com base nas alterações vivenciadas no Movimento de reconceituação do serviço social na perspectiva Reatualização do conservadorismo avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I.O Serviço Social manteve o lastro conservador antes de ser erradicado pela perspectiva ruptura. Na perspectiva Reatualização do conservadorismo, adaptou suas expressões aos novos requisitos que a "modernização conservadora" impôs ao exercício profissional.
PORQUE
II.É importante considerar esta alteração da neutralidade laboral a partir da Reatualização do conservadorismo, porque não é possível ter um pensamento neutro e querer unir-se a um partido político ou ideológico, questionando o sistema econômico e rodeando-se de sua própria realidade social .
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
Ed
há 5 dias
Vamos analisar as asserções I e II: I. O Serviço Social manteve o lastro conservador antes de ser erradicado pela perspectiva ruptura. Na perspectiva Reatualização do conservadorismo, adaptou suas expressões aos novos requisitos que a "modernização conservadora" impôs ao exercício profissional. Essa afirmação é verdadeira, pois reconhece que o Serviço Social, ao longo de sua história, passou por adaptações em resposta a mudanças sociais e políticas, mantendo elementos conservadores. II. É importante considerar esta alteração da neutralidade laboral a partir da Reatualização do conservadorismo, porque não é possível ter um pensamento neutro e querer unir-se a um partido político ou ideológico, questionando o sistema econômico e rodeando-se de sua própria realidade social. Essa afirmação também é verdadeira, pois discute a impossibilidade de neutralidade em um contexto onde se busca questionar e atuar em relação a sistemas sociais e econômicos. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções. A asserção II justifica a I, pois ao afirmar que não é possível ter um pensamento neutro enquanto se busca questionar o sistema, ela reforça a ideia de que o Serviço Social, ao se adaptar à "modernização conservadora", não pode ser neutro em sua prática. Portanto, a alternativa correta é: b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.