A Prefeitura de uma cidade de médio porte enfrenta sérios problemas na gestão do serviço de coleta de lixo. A população está insatisfeita devido à ineficiência do serviço, resultando em acúmulo de resíduos nas ruas, o que causa problemas de saúde pública e degradação ambiental. O sistema atual, totalmente administrado pela prefeitura, sofre com burocracia excessiva, falta de recursos e casos de corrupção.
O prefeito, comprometido em resolver a situação, busca uma solução que melhore a eficiência do serviço, reduza os custos para o município e atenda às necessidades da população. Ele considera que uma mudança na forma de gestão pode ser necessária, diminuindo a intervenção direta do Estado e incentivando a autonomia dos cidadãos e a participação da sociedade civil.
Essa abordagem envolve questões éticas, sociológicas e políticas, como o papel do Estado na prestação de serviços públicos, a responsabilidade coletiva e a promoção do bem comum, respeitando a liberdade e a iniciativa individual.
Fonte: BRESSER-PEREIRA, L. C. Reforma do Estado para a cidadania. São Paulo: Editora 34, 1998.
OSTROM, E. Governando os Comuns: a evolução de instituições para ação coletiva. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
Como gestor público encarregado de solucionar os problemas na coleta de lixo da cidade, qual das estratégias a seguir você deve implementar para melhorar a eficiência do serviço, reduzir os custos para o município e atender às necessidades da população, considerando os aspectos éticos, sociológicos e políticos envolvidos?
A) Implementar uma parceria puto-privada (PPP) com empresas especializadas em gestão de resíduos, permitindo a transferência de parte da administração do serviço para o setor privado, mantendo a supervisão municipal.
B) Estabelecer um sistema de pontos para reciclagem, onde os cidadãos ganham benefícios ou descontos em impostos pela correta separação e destinação dos residuos recicláveis.
O c) Manter a gestão pública do serviço de coleta de lixo, aumentando os investimentos em infrastrutura, contratando mais funcionários e implementando sistemas de monitoramento para reduzir a burocracia e combater a corrupção.
OD) Privatizar totalmente o serviço de coleta de lixo, transferindo a gestão para uma empresa privada que operará visando o lucro, com a expectativa de aumentar a eficiência e reduzir custos para a prefeitura.
E) Promover a cração de cooperativas comunitárias de coleta de lixo, incentivando a participação direta dos cidadãos na gestão do serviço, promovendo autonomia e responsabilidade coletiva.
Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!