Logo Passei Direto
Buscar
Nos compressores de deslocamento positivo, com êmbolos e cilindros, identificam-se dois pontos vitais: Ponto Morto Superior (PMS) e Ponto Morto Inferior (PMI), os quais são percorridos, de forma linear, em movimentos alternados, associando-se à rotação de um eixo movido por uma fonte externa de torque/energia.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre compressores, bombas de vácuo e os conceitos de entalpia e entropia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Nos compressores de cilindros e êmbolos, há sempre um volume morto, por causa da região das válvulas de admissão e descarga.
II. ( ) O volume morto reduz a taxa de compressão, representando uma parte volumétrica com quase nenhum efeito prático nos processos de compressão e seus rendimentos.
III. ( ) Para fluxos elevados de fluido de trabalho comprimido, a cilindrada ou volume do cilindro apresentam conexão desprezível para efeitos de cálculo do rendimento volumétrico.
IV. ( ) Quando se precisa operar com diferenças de pressão muito elevadas, avalia-se adotar mais de um estágio de compressão.
V. ( ) O volume morto acaba sendo compensado, uma vez que se trabalha em ciclo de altas rotações nos compressores de deslocamento.
V-V-F-V-F.
F-F-V-V-V.
V-V-V-F-V.
F-V-F-V-V.
V-V-F-V-V.
User badge image
Questões para Estudantes

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre compressores de deslocamento positivo: I. ( ) Nos compressores de cilindros e êmbolos, há sempre um volume morto, por causa da região das válvulas de admissão e descarga. É verdadeira (V). O volume morto é uma característica comum nesses compressores devido ao espaço ocupado pelas válvulas. II. ( ) O volume morto reduz a taxa de compressão, representando uma parte volumétrica com quase nenhum efeito prático nos processos de compressão e seus rendimentos. É falsa (F). Embora o volume morto reduza a taxa de compressão, ele pode ter um efeito prático significativo nos rendimentos, pois ocupa espaço que poderia ser utilizado para o fluido de trabalho. III. ( ) Para fluxos elevados de fluido de trabalho comprimido, a cilindrada ou volume do cilindro apresentam conexão desprezível para efeitos de cálculo do rendimento volumétrico. É falsa (F). A cilindrada é um fator importante no cálculo do rendimento volumétrico, especialmente em fluxos elevados. IV. ( ) Quando se precisa operar com diferenças de pressão muito elevadas, avalia-se adotar mais de um estágio de compressão. É verdadeira (V). Para alcançar altas pressões, é comum utilizar compressores em estágios, o que melhora a eficiência e a capacidade de compressão. V. ( ) O volume morto acaba sendo compensado, uma vez que se trabalha em ciclo de altas rotações nos compressores de deslocamento. É falsa (F). O volume morto não é compensado apenas pela alta rotação; ele continua a impactar a eficiência do compressor. Agora, organizando as respostas: I - V II - F III - F IV - V V - F A sequência correta é: V - F - F - V - F. Portanto, a alternativa correta é: V-V-F-V-F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A figura a seguir mostra a configuração de uma bomba turbomolecular, normalmente usada em indústrias onde se requer vácuo de alta intensidade, como a farmacêutica, a de preparação de materiais especiais ou a química fina.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre bombas turbomoleculares, analise as afirmativas a seguir:
I. As bombas turbomoleculares possuem princípio de funcionamento próximo de compressores dinâmicos axiais.
II. Essas bombas operam com baixas rotações, com dezenas de rpm.
III. O vácuo atingido com essas bombas é baixo, próximo a 10-2 torr.
IV. Presença de particulados no fluido a ser evacuado traz riscos elevados à operação desse tipo de bomba.
V. Motores à combustão interna têm baixo rendimento e, por isso, são evitados como agentes que provêm o trabalho necessário à bomba.
I, III e IV.
II, III e V.
I e IV.
III, IV e V.
I, IV e V.

Derivada do trabalho feito no estudo de gases perfeitos, a equação a seguir apresenta a potência necessária para se comprimir oxigênio (O2, com massa atômica de 32), com a finalidade de abastecer, por exemplo, uma unidade hospitalar: Potência envolvida = m´x [(k x R)/(k-1)] x T1 x ((P2/P1)(k-1)/k -1).
Em uma situação em que m´ equivale a 2 kg/s, R a 8,31 J/mol.K, k a 1,393, T1 a 310 K, P1 a 1 ATM e P2 a 5 ATM, considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre esse processo de compressão, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A potência envolvida calculada de acordo com os valores apresentados produz um resultado de 327,6 kW.
II. ( ) A potência envolvida deverá ser igual a 250 kW, se a pressão for alterada para 2,8 ATM.
III. ( ) A potência envolvida será menor que 113 kW, se a pressão P1 for de 1,9 ATM.
IV. ( ) A potência envolvida será 500 kW, se P2 for alterada para 4 ATM.
V. ( ) A potência envolvida deverá se igualar a 100 kW, quando a pressão for de 8 ATM.
F, F, V, V, F.
V, V, F, V, V.
F, V, F, V, V.
V, F, V, F, F.
V, V, V, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina