Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a síndrome de Bernard Soulier, analise a relação entre as afirmativas a seguir:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. A síndrome de Bernard Soulier é uma rara desordem hemorrágica autossômica recessiva de disfunção plaquetária com macrotrombocitopenia (circulação de plaquetas gigantes) e sangramento.
II. Essa patologia está relacionada a defeitos quantitativos ou qualitativos do receptor de fibrinogênio presente na membrana celular das plaquetas, uma glicoproteína.
User badge image
Desvendando com Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada afirmativa sobre a síndrome de Bernard-Soulier: I. A síndrome de Bernard-Soulier é uma rara desordem hemorrágica autossômica recessiva de disfunção plaquetária com macrotrombocitopenia (circulação de plaquetas gigantes) e sangramento. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois descreve adequadamente a síndrome, que é caracterizada pela presença de plaquetas grandes e pela tendência a sangramentos. II. Essa patologia está relacionada a defeitos quantitativos ou qualitativos do receptor de fibrinogênio presente na membrana celular das plaquetas, uma glicoproteína. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a síndrome de Bernard-Soulier é causada por defeitos no receptor de glicoproteína Ib-IX-V, que é essencial para a adesão das plaquetas ao fibrinogênio. Ambas as afirmativas estão corretas. Portanto, a opção correta é que ambas as asserções são verdadeiras. Se houver uma alternativa que mencione que ambas estão corretas, essa será a resposta correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A leucemia pode ser definida como uma transformação que acontece na célula e leva à formação de um clone maligno, que perde o controle da divisão celular e tem a capacidade de invadir outros tecidos.
Sobre a LLA, analise as afirmativas a seguir:
I. Um critério de diagnóstico é a contagem de mieloblastos superior a 20%.
II. É uma doença caracterizada pela proliferação de plasmócitos na medula óssea e pela presença de proteína monoclonal no plasma.
III. É a leucemia mais frequente em crianças, mas pode ocorrer em qualquer faixa etária, especialmente em adultos com idade superior a 60 anos.
IV. Um critério de diagnóstico é a contagem de linfoblastos superior a 20%.

Mais conteúdos dessa disciplina